As empresas do transporte coletivo vão receber um subsídio de R$ 237,5 milhões até março de 2023. Em contrapartida, se comprometem a não aumentar o valor das tarifas de ônibus e melhorar a qualidade da prestação do serviço.
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As empresas também deverão retomar as viagens em horário noturno aos níveis das realizadas no último trimestre pré-pandemia.
Em caso de descumprimento das contrapartidas, pelas empresas concessionárias, o subsídio será cortado, imediatamente, pela prefeitura.
A reunião
O Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) apresentou números para justificar a impossibilidade de manter o item 7 do acordo diante dos insumos do transporte coletivo.Os vereadores pediram uma suspensão de cinco minutos para propor uma contraproposta. O valor oferecido a partir de economias dos vereadores passa de R$ 44 milhões para R$ 74 milhões, acrescentando mais R$ 30 milhões à proposta original.
Além do aumento do valor, o vereador Gabriel Azevedo (sem partido) pediu a inclusão de mais um ponto no acordo, o item 17. Ele prevê um projeto de aplicativo de mobilidade para facilitar o pagamento e a utilização do transporte público de Belo Horizonte com foco no usuário e sem custos para o município.
A previsão é de que o Projeto de Lei comece a tramitar na Câmara Municipal na próxima terça-feira (17/5) e a lei seja aprovada em junho.
A previsão é de que o Projeto de Lei comece a tramitar na Câmara Municipal na próxima terça-feira (17/5) e a lei seja aprovada em junho.