São Roque de Minas é a primeira cidade da Região Sudoeste a registrar uma morte por dengue em Minas Gerais em 2022. Até essa quarta-feira (11/5), 14 óbitos pela doença foram contabilizados no estado, segundo o boletim de arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).
Piumhi é o município do Sudoeste com mais registros de dengue (1.430), seguido por Passos (1.125), São Sebastião do Paraíso (832), Cássia (413) e Capitólio (332).
Leia Mais
Dengue: em meio a alta de casos em MG, Brasil tem nova linhagem do vírusMinas é o quarto estado do Brasil em número de casos de dengueCasos de dengue disparam em Minas e já superam marca registrada em 2021Dengue: 233 municípios mineiros estão em situação de riscoSurto de dengue: prefeito de Passos decreta situação de emergênciaPBH amplia áreas que terão mosquitos com bactéria capaz de reduzir doençasNeves está em situação de alerta para risco de infestação da dengueCarnaval de BH: blocos reclamam de atraso para edital da PBHPara evitar uma epidemia em Minas, equipes da Secretaria realizam força-tarefa em regiões específicas, fazendo visitas domiciliares para o controle e redução do vetor, além de conscientizar a população.
A SRS Passos também mobilizou prefeitos, gestores de saúde e profissionais de epidemiologia para discutir e alinhar um conjunto de ações com o propósito de conter o avanço da dengue na região.
O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti é crescente nas cidades mais populosas do Sudoeste: Passos, de 115 mil habitantes, e São Sebastião do Paraíso, de 71 mil habitantes.
Dengue em 2022
Em 2022, Minas Gerais soma 57.684 notificações de dengue, sendo 26.191 casos positivos, 14 óbitos confirmados e 36 mortes em investigação.