O novo cabeamento conduz a energia da mesma forma, sem prejuízo para a operação dos equipamentos. De acordo com o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, três ações foram planejadas para reduzir o impacto do furto de cabeamentos nos semáforos.
"A primeira é restabelecer o mais rápido possível o cabeamento furtado e assim ajustar as condições de segurança e de trânsito no local. A segunda é catalogar esses locais em que há os furtos e assim contribuir para a estratégia de investigação dos órgãos de polícia (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil). A terceira ação é a substituição gradativa dos cabos de cobre por cabos com base em uma liga de ferro", disse.
Ainda conforme José Carlos Ladeira, a substituição ocorrerá em todos os locais em que acontecer um furto.
"Também vamos trocar nos locais em que já há uma análise de maior incidência de furtos. A expectativa é que, gradativamente, o número de furtos caia, assim que haja uma percepção que grande parte do cabeamento de energia dos semáforos não tem a atratividade comercial do cobre".
Um levantamento feito pela BHTrans mostra que nos últimos anos foram investidos mais de R$ 560 mil na reposição de cabeamento furtado dos sinais de trânsito da capital.
* Em 2020 = 42.411 metros de cabos / investimento de R$ 182.791,41
* Em 2021 = 29.973 metros de cabos / investimento de R$ 158.893,20
* Em 2022 (janeiro a março) = 25.445 metros de cabos / investimento de R$ 225.951,60