A Fundação Hemoninas, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Detran-MG, promove a caminhada “Juntos Salvamos Vidas”, nesta quinta-feira (19/5), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O evento convida os belo-horizontinos a doarem sangue para melhorar a situação dos bancos e chama a atenção para o Maio Amarelo, que alerta a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil em em todo o mundo.
Os esoques dos tipos O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo estão em estado de alerta. Os tipos A positivo e B positivo estão em estado adequado, por fim, o AB positivo está em situação estável.
A Hemominas destaca há queda de 40% nos esoques dos tipos negativos, de forma geral.
A concentração da caminhada será às 9h, no Teatro Francisco Nunes. A banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estará presente.
Quem pode doar? Como doar?
A Fundação Hemominas possui alguns critérios básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para doação de sangue, de forma que não coloque em risco a saúde do doador, nem a de quem vai receber.
Para doar, basta marcar data e hora no site, e comparecer no endereço Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia.
De forma geral, os critérios são:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos;
Pesar mais de 50 kg;
Estar bem descansado no momento da doação;
Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
Não ter tido hepatite após os 11 anos;
Piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, é necessário esperar 12 meses;
Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindicam a doação);
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.
O detalhamento desses e de outros critérios podem ser encontrados no site do Hemominas.