Uma audiência pública para debater a mineração na Serra do Curral marcada para esta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Belo Horizonte foi cancelada. A sessão seria promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana a pedido da vereadora Duda Salabert (PDT). A parlamentar e outros membros da comissão entenderam que seria melhor adiar o evento para poder contar com participação presencial.
Uma nova data para a audiência foi solicitada para 31 de maio, quando os parlamentares esperam poder contar com a participação presencial dos integrantes. Segundo os vereadores, se realizada durante esta terça (17), a sessão em regime virtual apresentaria limitações para o debate do tema.
Foram convidados para a audiência, parlamentares da Câmara Municipal de BH, de Nova Lima e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); ambientalistas; e representantes de órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (IPHAN), Copasa, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).