As baixas temperaturas registradas esta semana anunciam a proximidade do inverno e fim do outono. Quando o frio chega, moradores de rua dependem da ajuda de ONGs e entidades para garantir a sobrevivência.
Leia Mais
Luta Antimanicomial: BH terá ato em defesa da saúde mental amanhã (18/5)Frio em BH: população em situação de rua enfrenta desafios para se aquecerFrio em Minas: dicas de proteção aos animais de estimação nesse períodoArquidiocese organiza manhã solidária para população em situação de ruaBH terá quatro novos abrigos para moradores de rua em até três mesesMoradores de rua: PBH voltará a fazer recenseamentoPolícia Militar e Instituto Galo se unem para campanha do agasalhoVai gelar: BH terá queda de temperatura e mínima prevista de 5º CAmigos da Rua
A organização 'Amigos da Rua' leva pão com salame, queimadinho, café, refrigerante, cachorro-quente e água para distribuir nas ruas todos os domingos. Em junho, também levam canjica e, no inverno, cobertores doados.
"Os pães a gente pega em uma padaria que oferece um preço melhor preço. O restante é a gente mesmo da equipe que doa", conta Gilberto Ferreira, um dos organizadores.
A equipe de distribuição tem em média 14 pessoas, mas há dias com menos. Segundo ele, tem também aqueles que não vão à rua, mas doam o material.
"Reunimos todos os domingos na Guarani, em frente à União Espírita. Uma equipe desce a Tupinambás, Olegário Maciel até a rodoviária. A outra equipe sobe para a Praça 7 e dá a volta no entorno ", explica.
Ele conta que nem sempre a doação aconteceu no domingo. No início, entregavam a comida toda terça-feira, mas com a pandemia, a equipe parou. Quando voltaram, optaram por mudar para o domingo, dia mais difícil da semana segundo os moradores de rua.
"Eu já faço esta tarefa há 12 anos, mas a primeira equipe já fazia há 30 anos. Hoje, a equipe de domingo está há um ano e meio ininterrupto", relata.
Lanche Fraterno do Cenáculo Espírita Thiago Maior
O Cenáculo Espírita Thiago Maior também ajuda pessoas em situação de rua. A campanha Lanche Fraterno é uma das ações assistenciais promovidas pelo cenáculo há mais de oito anos. Os lanches são entregues uma vez por semana, durante todo o ano.
"Uma vez por semana, no período da noite, são distribuídos lanches para as pessoas em situação de rua na região central de BH", explica a organização.
Eles explicam que a atividade é mantida pelos tarefeiros da casa e por pessoas que simpatizam com a causa.
"A distribuição dos cobertores faz parte das ações especiais que realizamos durante o ano. Esta distribuição é feita no final de maio, início de junho, quando o frio chega para valer", contam.
Contatos para doações
Amigos da Rua BH: (31) 8773 9284
Lanche Fraterno do Cenáculo Espírita Thiago Maior: (31) 3227-8718