A quinta-feira (19/5) ainda será de frio intenso em Minas Gerais. O estado continua sob o efeito da massa de ar frio polar que derrubou a temperatura em boa parte do Brasil nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno continua atuando em Minas até o fim de semana.
Leia Mais
Frio em BH: saiba onde contribuir para um inverno mais quentinhoPara fugir do frio extremo, turistas buscam o sol em praça de Ouro PretoO frio chegou em Minas e teve geada no Sul do estadoFrio intenso assusta moradores de BH e comerciantes apontam queda em vendasCidades da região metropolitana de BH se mobilizam pelos moradores de ruaSul de Minas registra sincelo, fenômeno que congela gotículas de nevoeiroMínimas vão chegar a 3ºC na Zona da Mata mineira e no Campo das VertentesMTST acusa PMMG de permitir ação de jagunços em Montes Claros“A massa de ar frio polar avançou desde a Região Sul do país em direção ao Sudeste favorecendo as baixas temperaturas. A frente fria está indo em direção ao oceano em direção ao estado da Bahia”, explica o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo.
A previsão para amanhã é de céu claro, com geada em pontos isolados nas Regiões Sul, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Central e até na Grande BH. “Não se descarta a formação de geadas em pontos isolados, visto que a massa de ar frio polar segue atuando com força no estado”, afirma o meteorologista.
A mínima prevista no estado é de -1°C, na Região Sul e a máxima deve ser de 29°C na Região Norte.
BH pode ter novo recorde
A capital mineira também deve ter mais um dia de frio intenso com temperatura mínima atingindo outro recorde, com termômetros marcando 5°C. A máxima não deve passar dos 18°C.
Nesta quarta-feira, BH registrou a menor temperatura para maio desde 1977. Os termômetros da estação Cercadinho, no Bairro Buritis, na Região Oeste da capital, marcaram 6.7°C.
O recorde para o mês era de 7,5°C registrado em 20 de maio de 1977. A temperatura mais baixa em BH até hoje foi de 3,1°C em 1° de junho de 1979.
Fim de semana com temperatura em ligeira elevação
De acordo com o meteorologista, a tendência para os próximos dias é de temperatura baixa, mas com ligeira elevação.
“Até o final da semana temos condições favoráveis para a formação de geadas em pontos isolados das Regiões Sul, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo, Zona da Mata e Central do estado.”
Nas outras áreas, a previsão é de céu claro e sem chuvas nos próximos dias.
Na sexta-feira (20/5), a mínima deve ser de 3°C no Sul do estado e 29°C no Norte. Em BH, a mínima fica em 7°C e a máxima em 21°C. No sábado (21/5), a previsão é de termômetros marcando 3°C na Região Sul e 30°C no Norte do estado. Na capital, a mínima deve ser de 8°C e a máxima de 22°C.
Já no domingo (22/5), o céu deve ficar claro, com possibilidade de geadas em pontos isolados das Regiões Sul, Campo das Vertentes, Oeste e Triângulo. A temperatura mínima deve ser de 3°C na Região Sul e máxima de 31°C no Norte do estado. Em BH, a previsão é de céu claro e sem possibilidade de chuvas. A mínima fica em 9°C e máxima em 22°C.