(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GEADAS A CAMINHO

Mínimas vão chegar a 3ºC na Zona da Mata mineira e no Campo das Vertentes

Massa de ar polar frio faz temperaturas caírem e leva fortes geadas para todas as cidades da região. Confira a previsão do tempo até domingo (22/5)


18/05/2022 19:03 - atualizado 18/05/2022 21:11

Imagem da cidade de Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, a quarta maior cidade do estado, a sensação térmica chegou a 5 ºC negativos entre 5h e 6h desta quarta-feira (18/5) (foto: Marcos Alfredo)

 
As baixas temperaturas chegam a todo vapor nos municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes nos próximos dias. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros poderão marcar até 3ºC em muitas localidades em decorrência da forte massa de ar frio polar que chegou à região na madrugada desta quarta-feira (18/5).
 
Em Juiz de Fora, a quarta maior cidade do estado, a sensação térmica chegou a 5 graus negativos entre 5h e 6h, sendo que os termômetros marcaram 6,9ºC. Uma temperatura tão baixa assim em maio só havia sido registrada em 2004, quando no dia 27 desse mês naquele ano fez 6,7ºC. Além disso, no início da tarde de hoje, das 13h às 14h, as rajadas de vento chegaram a atingir 48 km/h na Manchester Mineira.
 
No entanto, a queda brusca nas temperaturas será ainda mais acentuada em outros municípios da região nos próximos dias. Entre quinta (19/5) e sexta-feira (20/5), a previsão para todas as cidades da Zona da Mata e Vertentes é de céu claro com geada. No fim de semana, a formação desses típicos cristais de gelo talvez dê uma trégua, já que, segundo a meteorologia, há apenas a “possibilidade” de gear tanto no sábado (21/5) quanto no domingo (22/5).
 
Especificamente na Zona da Mata, as mínimas vão oscilar entre 3ºC e 6ºC, e as máximas devem variar entre 25ºC e 26ºC até o próximo domingo. Já nas cidades que integram o Campo das Vertentes, os termômetros vão registrar de 3ºC a 5ºC, e as máximas não devem passar dos 25ºC.
 

Cuidados durante o período de baixa umidade relativa do ar

 
Nos próximos dias, segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficará em torno de 30% a 35% no período da tarde nos municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.
 
“Estamos em um período de estiagem com a presença de uma massa de ar frio e seco atuando, o que torna o período crítico em relação à umidade do ar. Portanto, é importante ressaltar que as pessoas devem tomar bastante água e evitar exercícios físicos ao ar livre durante esta época”, orienta Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet.
 
Veja a seguir como ficam as máximas e as mínimas em algumas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes entre quarta-feira e domingo:
 
Juiz de Fora: 7ºC (mín.) | 23ºC (máx.)
Viçosa: 8ºC (mín.) | 23ºC (máx.)
Muriaé: 8ºC (mín.) | 25ºC (máx.)
Leopoldina: 9ºC (mín.) | 25ºC (máx.)
São João del-Rei: 3ºC (mín.) | 22ºC (máx.)
Barbacena: 3ºC (mín.) | 22ºC (máx.)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)