As temperaturas despencaram. Se você mora nas regiões sul e centro-sul do Brasil, muito provavelmente passou frio nesta semana. Até neve algumas cidades registraram.
E pode pegar os casacos mais pesados do fundo do guarda roupa porque a previsão é de frio intenso até o mês de agosto.
O Estado de Minas conversou com o meteorologista Ruibran dos Reis para entender por que a temperatura despencou no Brasil e em Minas.
O frio que estamos passando é mesmo atípico. O que não é nada novo são os fatores que, juntos, propiciam a queda de temperaturas. Um deles é o La Niña.
O fenômeno, que acontece quando há resfriamento das águas da região central do oceano pacífico por pelo menos três meses consecutivos, deixa a atmosfera mais fria e cria condições favoráveis para a frente fria.
Junto do La Niña estão somados o deslocamento de uma massa de ar polar vinda da Antártida e a passagem de um ciclone extratropical pelo sul do continente.
Maio mais frio da história
Em Belo Horizonte, a temperatura registrada na quinta-feira (19/5) foi inédita. Às 7h, os termômetros marcaram 4.4ºC na estação Cercadinho, no Bairro Buritis, e a sensação térmica foi de -8ºC. Na quarta-feira (18/05), o frio foi de 6,7°C.
Em 20 de maio de 1977, a temperatura registrada e considerada recorde desde então foi 7,5°C.
E o pior pode ainda não ter chegado. A previsão é que o frio intenso permaneça até o mês de agosto.