O Largo do Rosário, na região Oeste de Belo Horizonte, abre suas portas para a população e turistas no próximo sábado (28/5), a partir das 10h. O passeio faz parte da 10ª edição do projeto Expedições do Patrimônio, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura.
Com o tema “Largo do Rosário: uma expedição pelo território negro em Belo Horizonte”, o projeto levará os participantes a um passeio histórico pelo área que foi reconhecida, no último dia 13, como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
Leia Mais
Museu dos Dinossauros de Uberaba recebe nova escultura de dinossauroMovimentos sociais realizam romaria em defesa da vida e da culturaA escultura de Dalí encontrada no Havaí após 40 anos 'perdida'Arqueologia no Centro de BH: grupo buscará artefatos negros na Rua da BahiaAdolescente suspeito de cometer latrocínio em JF tem 40 passagens pela PMNa Pracinha retoma encontros brincantes nesse sábado (21), em BHPasseio
O ponto de partida será a Praça Afonso Arinos, no encontro da Rua da Bahia com a Avenida Álvares Cabral. Dali, o grupo seguirá até a área onde a Igreja e o Cemitério do Largo do Rosário estavam localizados, no século XIX.
Durante o percurso, os participantes poderão visitar o trecho adotado como referência no processo de retomada simbólica daquele território pelo movimento negro da capital nos últimos anos.
O grupo terá, ainda, acesso a depoimentos, relatos e explicações sobre relevância do território para a história, a cultura, a memória, a identidade e a educação da população afro-brasileira e dos belo-horizontinos em geral.
O grupo terá, ainda, acesso a depoimentos, relatos e explicações sobre relevância do território para a história, a cultura, a memória, a identidade e a educação da população afro-brasileira e dos belo-horizontinos em geral.
O objetivo é difundir um pouco da história da Irmandade dos Homens Pretos e da diáspora da população negra durante a construção da Cidade de Minas - atual Belo Horizonte.
O encontro é conduzido por Marco Antônio Silva, historiador e doutor em Educação, coordenador do setor educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público, e Arminda Aparecida de Oliveira, professora e mestre em Educação, da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura. Esta edição terá como convidado o Padre Mauro Luiz da Silva, Doutor em Ciências Sociais e diretor do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (MUQUIFU).
Conheça o Projeto Expedições do Patrimônio
Desenvolvido desde 2019, o Expedições do Patrimônio é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura.
Segundo os organizadores, a proposta é permitir que, a cada edição, os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais