De acordo com um alerta da Defesa Civil de Belo Horizonte, a massa de ar frio e seco manterá a umidade do ar baixa, por volta de 30%, até segunda-feira (23/5). Por isso, é necessário que a atenção dos cidadãos seja redobrada quanto à hidratação.
Por isso, a Defesa Civil recomenda:
- Reforçar a hidratação, principalmente de idosos e crianças
- Ingerir alimentos leves e frescos, evitando frituras
- Dormir em local arejado, e se possível, utilizar umidificadores ou bacias com água
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h
- Evitar banhos muito quentes e usar hidratantes por todo o corpo
Frio x umidade do ar
Leia Mais
Começam hoje as cerimônias inaugurais do novo Santuário de CássiaPBH abre chamamento público para eventos particulares na Praça da EstaçãoNa Pracinha retoma encontros brincantes nesse sábado (21), em BH Com tempo estável, clima seco predomina em Minas nesta quarta (6/7)Leia também: Sensação térmica: especialista explica o que é
O alerta emitido pela Defesa Civil trata da umidade relativa do ar. Nesse caso, a umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em relação à capacidade de saturação do vapor na atmosfera.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Clima Tempo, além de influenciar na amplitude térmica, a umidade relativa do ar, quando está em baixa, acaba interferindo na percepção da sensação térmica. Quando está muito calor, quanto maior a umidade do ar, mais “quente” o ambiente parece. Porém, quando está muito frio, com baixa umidade do ar, sentimos ainda mais frio, o que deixa as temperaturas da sensação térmica ainda mais baixas. É exatamente por isso, que nesses dias frios em BH, que a sensação térmica fica sempre abaixo de 0ºC de manhã.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.