Após a onça-parda encontrada por populares no vestiário da quadra de esportes do CAIC, em Nova Lima, na Grande BH, ser devolvida à natureza, no Parque Nacional da Serra do Gandarela, moradores da região se mostram preocupados com a proximidade da soltura com uma área habitada.
Leia Mais
Padre Johan Konings morre em Belo Horizonte, aos 80 anosAcidente causa risco de derrapagem na Avenida Cristiano MachadoTemperatura sobe, mas frio continua em Belo Horizonte durante a semanaApós cirurgia, onça-parda é transferida para zoológico de UberlândiaVídeo: onça-preta é vista durante colheita de milho em fazenda de MinasJovem morre após capotar carro e cair dentro de córrego em Sete LagoasIncêndio em cobertura atinge botijão de gás em Contagem
“Cada vez mais assistimos a um amadorismo para situações tão delicadas. Teriam que ver outro local apropriado para esta soltura”, disse um morador.
“Precisamos de um cuidado com o animal e com a população que está em torno também”, escreveu outro.
Vídeo: Onça parda interrompe partida de futsal em Nova Lima
“Segundo os moradores da zona rural lá no Água Limpa, próximo do Mirante Gandarela, essa onça está atacando os animais e até um porco foi morto na porta da casa de uma morador”, relatou outro.
Outros afirmaram, no entanto, que o parque é conhecido por ser habitat de outras onças e que a soltura não leva perigo para a população.
Leia: Onça-parda encontrada em escola de Nova Lima é solta na Serra Gandarela
“Levando-se em consideração que no parque do Gandarela já existe essa espécie de felino, não vejo problema”, disse um morador pelas redes sociais.
“Neste local há dezenas e dezenas de onças-pardas! É o habitat dela”, declarou outro.
O vereador Sargento Mendes, de Rio Acima, afirmou que está tentando contato com autoridades para verificar se há no plano de manejo do Parque do Gandarela a previsão de soltura de animais em local tão próximo às residências e se a situação está em conformidade com a legislação federal.
O Estado de Minas entrou em contato com a equipe da Polícia Militar Ambiental que realizou a captura e remoção do animal, mas ainda não teve resposta.