O dia 8 de dezembro poderá se tornar o Dia do Pico Belo Horizonte, situado na Serra do Curral, caso seja aprovado O Projeto de Lei (PL) a ser votado em junho. Assinado por 11 vereadores de diversos partidos, a instituição da data é uma homenagem ao monumento natural e paisagístico da capital, que está sendo ameaçado por um projeto de mineração.
Leia Mais
Sete bairros em BH e Santa Luzia terão abastecimento interrompido hoje (25)BH amanhece ensolarada; confira a previsão do tempo para esta quarta (25)Sítio arqueológico em Ouro Preto busca implementar ações de preservaçãoPL que institui 8 de dezembro como o Dia do Pico Belo Horizonte é aprovadoMais 67 municípios mineiros terão coleta seletivaBombeiros resgatam gambá em mamoeiro de 5 metros, nesta quarta (25), em MGDe acordo com o PL, "a data será dedicada à preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural e meio ambiente ecologicamente equilibrado, mediante o reconhecimento da relevância fundamental do Pico Belo Horizonte e da Serra Curral para o povo belo-horizontino".
Em sua justificativa, os vereadores signatários alegam que a medida, além de tratar de educação ambiental, "tem como objetivo promover conhecimento, valores, comportamentos e habilidades práticas, de modo que o meio ambiente seja preservado e os problemas solucionados".
O propósito, segundo os parlamentares, é envolver comunidades locais com as temáticas de forma a que se apropriem de sua memória e identidade, passando a atuar efetivamente como atores de proteção e promoção, capazes de garantir a preservação, como economia de recursos naturais, descarte adequado de resíduo e consumo consciente.
Além do reconhecimento como patrimônio cultural da União, a Serra do Curral é protegida por tombamento municipal, além de ser objeto de estudo desde 2018 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) para fins de proteção (abrangendo as áreas de Belo Horizonte e Nova Lima).
Monumento natural e paisagístico do município, o Pico Belo Horizonte, cume da formação rochosa, tem 1.390 metros. Objeto de trilhas de ecoturismo, é o ponto mais alto da capital mineira, com visão panorâmica de toda a BH, além das cidades de Nova Lima, Caeté, Sabará.
Sede da terceira concentração urbana mais populosa do país, Belo Horizonte foi indicada pelo Population Crisis Commitee da ONU como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.