Jornal Estado de Minas

UBERLÂNDIA

Homem é acusado de filmar mulheres e se masturbar em universidade

Um homem foi acusado de invadir um banheiro feminino da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e filmar as estudantes que estavam no local nesta quarta-feira (25/5). Ele ainda teria se masturbado na frente das mulheres. Houve confusão no local, e o suspeito teve que fugir do campus ao ser flagrado. Vítimas relataram falta de ação da segurança da instituição.





O caso aconteceu no bloco 8C do campus Umuarama da universidade, no setor leste da cidade. Foi informado aos policiais que a invasão aconteceu pela manhã e que várias mulheres perceberam o homem filmando estudantes com um aparelho celular. Em determinado momento, o suspeito teria começado a se masturbar.

A confusão começou a partir do momento em que outros universitários foram alertados sobre a presença do invasor. Confrontado e expulso, o homem acabou fugindo antes da chegada da Polícia. Com isso, não houve a possibilidade de realizar a identificação. Os estudantes ressaltaram que a segurança da UFU não agiu de forma efetiva para a contenção do suspeito.

Em nota, a UFU informou que “registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar - inclusive, com o envio de fotos e vídeos recebidos pela Divig (Divisão de Vigilância) - e já entrou em contato diretamente com os comandantes responsáveis pela segurança nos bairros Umuarama e Santa Mônica, onde estão instalados os campi em que foram registrados os casos recentes de importunação sexual”.





Sobre a conduta dos vigilantes, a UFU disse que, juntamente com a empresa contratada para a execução deste trabalho, tomará as providências administrativas para apuração do caso. “Na hipótese de confirmação de que houve negligência, o(s) servidor(es) será(ão) desligado(s) e substituído(s)”.

  • LEIA MAIS - Importunação sexual leva jovem a pedir demissão e denunciar chefe à PM

A nota da universidade frisou também que a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres) foi informada e está à disposição para oferecer suporte às vítimas.

“Desde 2017, sua comunidade acadêmica conta com um dispositivo para aumentar a segurança nos campi. É o atendimento via WhatsApp da Divig, que acontece de segunda a domingo, das 7h às 23h. O número (34) 9 9996-4597 não recebe ligações, devendo ser usado somente para o envio de mensagens – de texto ou voz. Os números para atendimento telefônico são os seguintes: (34) 3230-9509 (base Santa Mônica) e 3225-8031 (base Umuarama). Importante ressaltar que este serviço abrange os quatro campi da universidade em Uberlândia, incluindo Educação Física e Glória”.