O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte promoverá, de 1º a 5 de junho, uma exposição dedicada a apresentar as práticas ambientais feitas no sítio aeroportuário. A ação, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, contará, em alguns horários, com a presença de animas que atuam na segurança das operações, como cães e aves de rapina, além de estudantes de escolas da região.
Segundo Kleber Meira, CEO do BH Airport, a exposição é a oportunidade de mostrar os projetos sustentáveis desenvolvidos no aeroporto, que está alinhada a sigla ESG (do inglês Environmental, ambiente; Social e Governance, governança, no sentido de gerenciamento).
“Queremos ser o aeroporto mais sustentável do país e estamos dedicados a promover ações nesse sentido. Aproveitamos para convidar as pessoas a visitarem a exposição e conhecerem um pouco mais das iniciativas”, disse.
Redução de mais de 175 toneladas das emissões de carbono
Algumas das ações realizadas e que estarão em exposição são o manejo da fauna, compostagem acelerada e iniciativas a favor da redução das emissões de gás carbônico. O aeroporto utiliza toda sua energia de fontes renováveis e alcançou a redução de 175 toneladas das emissões de carbono em dois anos, por meio da otimização do uso de energia elétrica pelo terminal, substituição de lâmpadas por LED, redução do trajeto de frota de veículos e reaproveitamento da água.
Essas medidas garantiram o reconhecimento e a certificação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte no programa “Airport Carbon Accreditation (ACA)", sendo o único no Brasil com certificação nível 2 — ou seja, com ações que permitiram a redução das emissões. Na América Latina, 19 aeroportos são certificados nesse nível. Já no Brasil, três possuem certificação nível 1 (mapeamento de ações) e um possui nível 3 (engajamento), localizado em Salvador (BA).
Conforme Kleber, o resultado é fruto de um trabalho estruturado de mapeamento das emissões de carbono, definição e implementação de projetos e uma gestão estratégica voltada para sustentabilidade. “Quando o assunto é o meio ambiente, temos orgulho de já ter alcançado a certificação nível 2. Para chegar a esse patamar, o aeroporto adota processos eficazes de descarbonização em seus projetos do ponto de vista da gestão de efluentes, consumo de combustíveis e eficiência energética, mitigando os impactos de sua operação”, afirmou.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich. Este é o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.