Jornal Estado de Minas

SOLIDARIEDADE

'UFMG contra o frio e a fome': campanha arrecada agasalhos e alimentos

Quem está com agasalhos e cobertores parados em casa pode contribuir com a campanha de arrecadação da Universidade Federal de Minas Gerais neste período de frio. Além desses itens, também estão sendo recolhidos alimentos não-perecíveis para doação. O foco é direcionar o que for arrecadado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.





As doações estão sendo recebidas no drive-thru de vacinação do campus Pampulha, no Espaço do Conhecimento UFMG e na Faculdade de Medicina, no campus Saúde, entre 08h e 16h30. De acordo com organizadores da campanha, “é imprescindível que as roupas doadas estejam limpas e em bom estado de conservação e que os alimentos, não perecíveis, estejam dentro do prazo de validade”.

A campanha “UFMG contra o frio e a fome” é destinada às populações periféricas da região metropolitana de BH e do interior de Minas, por meio do projeto Comunidade Viva sem Fome, rede coordenada por representantes da UFMG, da Associação Imagem Comunitária (AIC) e da Cáritas Brasileira Regional Minas.

A rede, com atuação em mais de 50 territórios, tem parceria com iniciativas populares e comunitárias locais, com levantamento e acompanhamento de famílias em situações mais críticas. 





Segundo a professora Fábia Pereira de Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom), a rede foi constituída para “levar ajuda àquelas famílias que, durante a pandemia, passaram a vivenciar uma situação de ainda maior vulnerabilidade''. (...) O projeto Comunidade Viva sem Fome, nesse sentido, materializa o esforço da Universidade em se colocar mais uma vez ao lado da sociedade para tentar aplacar um pouco essa situação”, conta. 



Em 2021, a campanha arrecadou cerca de uma tonelada de roupas e alimentos não perecíveis por dois meses. Neste ano, a iniciativa segue até o dia 10 de agosto. 
 

Confira os endereços para entregar as doações:


  • Drive-thru 
Campus Pampulha, Unidade Administrativa II, entrada pela Avenida Abrahão Caram, 763, bairro São José 

  • Espaço do Conhecimento 
Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários

  • Faculdade de Medicina
Avenida Professor Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais