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Estado de Minas INFRAESTRUTURA

PBH abre consulta pública sobre travessia de pedestres no Centro de BH

Trajetos feitos a pé são o foco das intervenções, que se concentram na região da rodoviária de BH


01/06/2022 12:08 - atualizado 01/06/2022 12:13

Imagem mostra fachada do shopping Oiapoque
Prefeitura consulta população para propor medidas de intervenção na travessia de pedestres (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu, nesta quarta-feira (01/06), uma consulta pública online para receber sugestões e entender os principais gargalos para tornar a travessia de pedestres mais segura no Centro de BH. O projeto prevê intervenções para melhorar a acessibilidade e sinalização da região central.

A maior parte das intervenções, coordenadas pela BHTrans, se concentra nas proximidades do terminal rodoviário de Belo Horizonte e shoppings populares. O plano prevê alteração, por exemplo, na esquina da avenida Oiapoque com a avenida Vinte Um de Abril, onde não há sinalização semafórica para controle de passagem e os pedestres disputam espaço com os carros.

No entorno estão previstas, ainda, intervenções nas ruas Saturnino de Brito, Curitiba, Guaicurus, São Paulo e Avenida Santos Dumont. A Rua Guaicurus, próximo a Rua São Paulo, por exemplo, conta com um grande fluxo diário de pedestres que arriscam a travessia entre os carros, já que não há faixa no local.

O projeto também contempla mudanças na altura da Galeria do Ouvidor, na esquina da Rua São Paulo com Carijós e Tamoios, e no encontro com a Avenida Amazonas.

No site da PBH, a população pode apontar outros pontos de atenção. A consulta pública ficará aberta para envio de sugestões até o dia 30 de junho.

A medida pretende recompor o passeio de algumas vias, realizar o acréscimo de calçada, implantar uma travessia elevada e ilha de refúgio para pedestres, regular as travessias e implantar semáforos para tornar o trajeto mais seguro.


A iniciativa é um complemento ao projeto priorização do transporte coletivo na capital, que criou novas faixas exclusivas para ônibus nos principais corredores da região central, além das ciclovias das ruas Goiás e Sergipe.


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