Jornal Estado de Minas

TRIÂNGULO MINEIRO

Bitrem tomba e fica pendurado em ponte na BR-050


Um bitrem carregado de milho tombou e ficou pendurado na ponte sobre o Rio Araguari, na rodovia BR-050, entre Uberlândia e Araguari. O acidente foi na manhã deste domingo (5/6) e o motorista sobreviveu. Ele, no entanto, precisou de ajuda de outros condutores que passavam pelo local para ser retirado do veículo.




Ainda não é possível determinar a causa do acidente, mas testemunhas contaram que o cavalo mecânico e o reboque soltaram fumaça próximo dos eixos antes do tombamento. Isso pode indicar que os feridos travaram poucos antes da cabeceira da ponte.
 
 

O bitrem, que seguia no sentido Uberlândia, bateu na proteção da pista e a carga tombou para o leito do rio. Ao mesmo tempo, a cabine com o motorista ficou presa na ponte, evitando que ele caísse no curso d'água.

Boa parte da carga de milho tomou a pista da rodovia e o restante caiu na mata ciliar, na entrada da ponte. Houve derramamento de óleo e combustível na pista e no rio, o que deixou o trecho perigoso para outros condutores.

A concessionária responsável pela BR-050 fez o resgate do motorista do bitrem e o levou para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Ele ia do Distrito Federal para o Paraná. A empresa também iniciou a limpeza da pista e sinalizou o local, onde o trânsito ficou em uma faixa apenas.

O Corpo de Bombeiros informou que não havia risco de incêndio, mas que a Polícia Militar de Meio Ambiente faria um relatório para o Núcleo de Emergência Ambiental, a respeito do óleo e combustível no Rio Araguari.

Não há previsão de retirada do veículo da ponte e nem do restabelecimento do trânsito completo da via.