O Programa Raízes da União, que pretende plantar um milhão de árvores nativas no Brasil em cinco anos, foi lançado nesse sábado (4/6), no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte. A Serra da Mantiqueira foi escolhida para receber 400 mil pés, além do sistema Cantareira, em São Paulo, e o Distrito Federal.
Leia Mais
Prefeitura de BH quer plantar árvores e criar hortas em escolas municipaisIncêndio atinge área de reflorestamento no Ribeiro de Abreu, em BHDNA da mata de Brumadinho acelera reflorestamento em área do rompimentoHomem é flagrado furtando plantas em condomínio na Savassi; veja o vídeoMoradores protestam contra retirada de árvores em Morro da GarçaSerra do Curral: deputados pedem investigação sobre licença a mineradoraSerra do Curral: ambientalistas citam áreas ignoradas em Corredor EcológicoRodeio Show: Justiça proíbe provas com animais em Pedro LeopoldoCOVID: Santa Casa busca crianças de até 4 anos para pesquisa de vacinaNo lançamento, foram distribuídas duas mil mudas de árvores nativas do bioma da mata atlântica aos visitantes do parque. Os organizadores afirmam que foi “um sucesso”. Estiveram presentes representantes do governo estadual e do município de Belo Horizonte.
O plantio das 400 mil árvores nativas na Serra da Mantiqueira começa neste ano, no período de chuvas, em setembro, e espera-se plantar no mínimo 100 mil mudas até o ano que vem.
Segurança hídrica
“A Serra da Mantiqueira tem sofrido com as ações do homem, e ela é essencial para a segurança hídrica do Brasil e na mitigação das mudanças climáticas. Iniciativas como o Programa Raízes da União nos permitem amplificar e acelerar o trabalho de reflorestamento que é fundamental para a manutenção da vida no nosso planeta”, explicou Paulo Henrique Pereira, coordenador do Projeto Conservador das Águas.
O reflorestamento será feito em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a ONG The Nature Conservancy Brasil (TNC), o Instituto Federal do Sul de Minas e o Projeto Conservador das Águas.
Preocupação com as futuras gerações
A iniciativa é da farmacêutica União Química, que criou o programa para comemoração do seu aniversário de 85 anos. Os investimentos podem chegar a R$30 milhões. Além do reflorestamento, o programa estimulará a conscientização ambiental em escolas públicas.
“Temos uma preocupação muito grande com as próximas gerações, por isso, criamos um programa que além de atuar em prol do meio ambiente, capacita e conscientiza as crianças desde a infância. Em Minas Gerais, o Programa Raízes da União vai expandir sua atuação por diversos municípios, contribuindo assim para a construção de um futuro melhor e mais verde”, destaca Fernando Marques, Presidente da União Química.