Com o aumento nos casos de COVID-19 em Belo Horizonte, a procura por testes tem aumentado significativamente na cidade. Com isso, alguns cidadãos podem ter dificuldades em agendar a realização dos exames. Atualmente as vagas estão sendo liberadas todos os dias às 16h, com horários para marcação para o dia seguinte, conforme informado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
Leia Mais
COVID: 4ª dose para 59 anos e repescagem; veja quem vacina hoje (8/6) em BHNa crise de saúde, faltam remédios. Saiba o que está mais difícil encontrarCOVID: BH registrou nos últimos quatro dias 41% do total de mortes de maioTrabalhadores da saúde com mais de 30 anos recebem a 4ª dose hoje em BHMais de 7,5 mil casos de COVID foram confirmados em duas semanas em BHHospitais registram aumento de 94% dos casos confirmados de COVID4ª dose para 58 anos e convocação da saúde: a vacinação hoje (9/6) em BHEm 8 dias, junho já tem 80% do total de casos de COVID registrados em maioA realização dos exames de detecção da COVID-19 é uma parceria da SMSA com as instituições de ensino. Conforme informado, a oferta diária por instituição depende do número de pessoas na escala, sendo respeitado o número mínimo de testes pactuados. Com isso, há dias em que são ofertados mais de 800 testes por dia.
Após a realização da marcação o usuário receberá a confirmação por e-mail com o nome da unidade escolhida para a realização do teste.
Confira os endereços para a realização de exames:
- FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 - Vila Clóris (8h às 17h);
- Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300 - Funcionários (8h às 17h);
- UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2 - Buritis (8h às 16h30);
- Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - Alameda Ezequiel Dias 275, Centro (8h às 16h30);
- UNA Unidade Aimorés: Rua dos Aimorés, 1451 - Lourdes (8h às 16h30).
O resultado é repassado ao usuário cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente, com as devidas orientações. Os agendamentos são feitos online pelo portal da Prefeitura.
O órgão municipal também ressalta que os cidadãos sintomáticos podem fazer o exame para a detecção da COVID-19 nos 152 Centros de Saúde e 9 Unidades de Pronto Atendimento da cidade.
Procura por testes dobrou em 30 dias
Em BH, a procura por testes de COVID-19 dobrou entre abril e maio deste ano. De acordo com a PBH, 48.491 exames foram realizados nos centros de testagem e unidades de saúde municipais ao longo do último mês, enquanto 20.204 foram feitos em abril.