A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) abrirá novo edital para concessão de auxílio financeiro aos Blocos Caricatos da capital mineira. O chamamento, divulgado nesta quinta-feira (9/6), permitiu que somente o Bloco Caricato Aflitos do Anchieta fosse contemplado com a verba de R$ 45,6 mil. Ao todo, sete blocos concorriam ao auxílio.
Segundo a empresa, o novo processo tem o objetivo de abranger aqueles blocos que não foram selecionados por motivos de inabilitação ou documentação incompleta. O novo valor, no entanto, ainda não foi estipulado. Segundo a Belotur, os termos do próximo edital ainda estão sendo construídos e o valor remanescente ainda será calculado. Não há data prevista.
Por outro lado, a Associação Cultural dos Blocos Caricatos alega que houve um erro na comunicação entre a empresa e os carnavelescos. “O que ocorreu foi um erro em conjunto com os demais Blocos Caricatos. Na verdade, foi um erro de comunicação na hora de entregar a documentação”, explicou o presidente da associação, Juólison Mangabeira.
Mais cedo, um recurso foi enviado para a Belotur, solicitando a publicação do novo chamamento. “Estamos esperando a publicação para a entrega da documentação restante. Estamos na mesma expectativa”, finalizou Juólison.
Auxílio para a construção do Carnaval 2023
Ao todo, foram publicados em maio três editais de Estruturação aos Atores do Carnaval de Belo Horizonte, com um investimento de cerca de R$ 3,7 milhões.
O formato dos editais foi construído em conjunto com a Comissão do Carnaval de Belo Horizonte, formado por representantes de Escolas de Samba, Blocos de Rua e Blocos Caricatos.
O dinheiro será investido em oficinas, cursos, palestras e seminários, ensaios e gravações musicais e audiovisuais. O objetivo, de acordo com a Belotur, é divulgar o evento de rua da capital.