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Estado de Minas ESTELIONATO

Golpe de R$ 115 mil: Ipserv, em Uberaba, é alvo de estelionato

Suspeito de desviar a quantia, que se passou por funcionário da Caixa Econômica Federal, é procurado pela Polícia Civil


09/06/2022 15:07 - atualizado 10/06/2022 13:06

Fachada da sede do Ipserv, em Uberaba
Suspeito de estelionato realizou transferências bancárias que totalizaram quase R$ 160 mil, mas R$ 45 mil foram estornadas por gerente da Caixa Econômica Federal (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv) de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi alvo de estelionato nesta quarta-feira (9/6). O criminoso realizou várias transferências bancárias para uma conta desconhecida e deixou prejuízo de cerca de R$ 115 mil.

Segundo informações repassadas à Polícia Militar (PM) pela chefe do departamento financeiro do Ipserv, tudo começou quando o suspeito, que se identificou como Marcelo e afirmou trabalhar na Caixa Econômica Federal (CEF), entrou em contato com o instituto e pediu para falar com ela.



Acreditando se tratar realmente de um funcionário da Caixa, a mulher recebeu um link de acesso ao banco e clicou. Entretanto, quando outra funcionária também tentou entrar no link, a página expirou.

Conforme o registro policial, o gerente da Caixa percebeu as transações suspeitas de R$ 160 mil pouco tempo depois do crime e, desta forma, conseguiu estornar cerca de R$ 45 mil. As demais transferências totalizaram  R$ 114.497,50 mil.
 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou o inquérito policial e tenta identificar o suspeito do estelionato.

 

Prefeitura pede ressarcimento


Por meio de nota, a prefeitura de Uberaba solicitou ressarcimento integral do valor de R$ 114.497,50 desviado pelo suspeito.
 
“Devido às providências que estão sendo tomadas junto às autoridades policiais e à instituição bancária, espera-se o ressarcimento integral dos valores desviados pelos estelionatários”.

Já a Caixa informou, por meio de nota, que foi aberta contestação de saque e em respeito à lei do sigilo bancário, o resultado será comunicado diretamente ao instituto.

O banco orienta que os clientes utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Também, disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet.

Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma de suas agências .



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