Entre os dias 26 de maio e 8 de junho, 7.671 pessoas testaram positivo para COVID-19 e 16 óbitos foram registrados em Belo Horizonte. O número de casos indica um aumento no contágio, segundo o levantamento do Comitê Popular de Combate à COVID.
Neste período, a taxa de ocorrência da doença na capital mineira foi de 305 novos casos por 100 mil habitantes. A mortalidade é de seis pessoas por milhão de habitantes.
Leia Mais
COVID-19: média de casos cresce 146% em quinze dias no estadoTestes de COVID-19 podem ser agendados pela PBH diariamente, às 16hProcura por testes de COVID-19 em BH dobra em 30 dias COVID-19: PBH convoca adolescentes de 14 e 15 anos para 3ª dose da vacinaFura-fila da vacina: prefeito e secretário de Ijaci podem perder direitos4ª dose em BH: trabalhadores da Saúde podem tomar vacinaBH confirma 6.462 novos contaminados por coronavírus em 10 diasQuatro dias após acidente, drone localiza homem morto em veículoNessa quarta-feira (8/6), 33 leitos de UTI estavam ocupados no município e 13 pacientes precisavam de ventilação mecânica. Outras 26 pessoas estavam internadas, além de 20 pacientes confirmados e novos na internação.
Cobertura vacinal
Até quarta-feira (8/6), 65% da população elegível já havia tomado a primeira dose de reforço. Destes, 93% receberam a segunda dose de reforço.
Quanto ao público infantil, 82% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose do imunizante. Destes, 57% receberam a segunda dose até o momento.
Rede de monitoramento de esgotos
Entre 10 e 17 de maio, foi observado um aumento acentuado das cargas de SARS-CoV-2 no esgoto. “As cargas do esgoto tendem a aumentar algumas semanas antes, comparado ao número de novos casos confirmados de COVID-19 e o número de óbitos”, explica o relatório.
“Este aumento precoce nas cargas registradas no esgoto, pode servir como um alerta para a situação epidemiológica que está por vir”, pontua o texto.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais