Com o aumento de doenças respiratórias, especialmente no público infantil, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a criação de cinco centros de saúde para atendimento especial às crianças neste sábado (11/06). A medida foi publicada hoje (10/06) no Diário Oficial do Município.
Leia Mais
Feriado de Corpus Christi: confira a situação das estradas de MGQuatro pedágios da BR-050, no Triângulo Mineiro, são reajustadosQuatro dias após acidente, drone localiza homem morto em veículoA PBH afirmou que a iniciativa, vinculada às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), é necessária por causa do cenário de maior demanda e pressão assistencial, levando em consideração o período de aumento de casos de doenças respiratórias, sobretudo no público infantil.
Confira os endereços:
- Centro de Saúde São Geraldo: Av. Itaituba, 318, bairro São Geraldo;
- Centro de Saúde Carlos Chagas: Av. Francisco Sales, 1.715, bairro Santa Efigênia;
- Centro de Saúde São Francisco: R. Viana do Castelo, 485, bairro São Francisco;
- Centro de Saúde Rio Branco: R. Crisanto Muniz, 120, bairro Rio Branco;
- Centro de Saúde São Paulo: R. Aiuruoca, 455, bairro São Paulo.
COVID-19
Segundo a PBH, as crianças são quase a metade dos internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em BH. O dado acende um alerta para os pais, já que os menores de 5 anos ainda não podem receber a vacina contra a COVID-19, uma das doenças que podem disparar o quadro.
As doenças respiratórias exigem atenção redobrada no outono e, principalmente, no inverno. Nos dias mais frios, as pessoas costumam passar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que favorece a transmissão de doenças respiratórias.
Segundo o infectologista Alexandre Sampaio Moura, da Santa Casa de Belo Horizonte, o aumento de outras viroses e resfriados podem mascarar casos de COVID-19. "Não tem como diferenciar baseado nos sintomas. As pessoas precisam reforçar os cuidados neste período e, caso apresentem sintomas, fazer o exame para confirmar se é ou não COVID-19", afirma.