O reconhecimento de assinaturas por um Cartório de Notas pode ser feito, a partir desta semana, de forma completamente virtual. O lançamento do serviço completa a migração de 100% dos atos notariais para a forma on-line.
Leia Mais
Rodoviária de BH conta agora com terminal digital de serviços públicosInclusão digital: PBH leva internet para população de vilas e favelasCartórios: mineiros já podem reconhecer firma de forma digital; veja comoTransferência de titularidade de imóvel quitado pode ser feita em cartórioInventários de pessoas falecidas podem ficar até 10 dias mais rápidosInfluenciador Lucas Rangel inaugura prédio para trabalhos digitais em BHDivórcio online: como funciona e quais são os benefíciosSantuário da Serra da Piedade ficará fechado por tempo indeterminadoServidores em greve trancam portões e alunos do IFMG Ouro Preto acionam PMCãozinho vai ao pet shop e volta sem olhoA novidade permite ao cidadão encaminhar digitalmente um documento para o Tabelionato, pela plataforma e-Not Assina, assiná-lo digitalmente e ter sua assinatura reconhecida pelo tabelião. Em seguida, o documento digital é remetido aos destinatários finais.
Outros atos notariais já estavam disponíveis em meios eletrônicos pela plataforma e-Notariado, desde a publicação do Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em maio de 2020. Entre estes serviços estão a escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, entre outras, além de atos como procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos.
Segundo a Seção Minas Gerais do Colégio Notarial do Brasil, já foram realizados 50 mil atos digitais no estado até o lançamento do serviço de assinatura digital.
Victor de Mello e Moraes, presidente do CNB/MG, afirmou que a possibilidade de realizar digitalmente o reconhecimento de assinatura concede mais autonomia ao cidadão que pode escolher entre ir ao Cartório de Notas ou realizar o serviço de forma eletrônica. “É mais uma facilidade concedida aos nossos usuários, que realizam o ato com mais comodidade e agilidade, sem perder a segurança juridica”, explicou.
Como assinar digitalmente
Para realizar o reconhecimento de assinatura de forma eletrônica, o usuário deve possuir um certificado digital notarizado. Esse certificado pode ser feito digitalmente, de forma gratuita, na plataforma e-Notariado. O tabelião fará a identificação do usuário e irá associá-lo ao certificado, que tem validade de três anos.
Com esse certificado, basta acessar a plataforma e-Not Assina, enviar o documento que precisa ser reconhecido, indicar quais são as pessoas que devem assiná-lo, realizar a assinatura de forma digital e remeter o documento aos destinatários finais. O serviço levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e que é tabelado por lei estadual.
Sobre o CNB/MG
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do estado de Minas Gerais.