O Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficará fechado por tempo indeterminado a partir deste sábado (11/6). A medida foi adotada pela Arquidiocese da capital após imbróglio com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
Leia Mais
Servidores em greve trancam portões e alunos do IFMG Ouro Preto acionam PMCartório digital: reconhecimento de assinatura pode ser feito pela internet'Made in Minas Gerais' volta à Praça da Savassi neste domingo (12)Após mais de um mês, Santuário da Serra da Piedade reabre para visitaçãoPolícia encontra mãe que abandonou filha com cordão umbilical em CapetingaA Arquidiocese de Belo Horizonte, por sua vez, afirma que a ausência de controle na circulação do local culminou em congestionamentos, dano ao patrimônio ambiental e depredação do conjunto arquitetônico, que tem estruturas datadas do século XVIII. Dois dias depois da retirada do portão, a igreja relatou depredação aos banheiros do santuário.
A decisão do DER-MG foi tomada após o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Habitação e Urbanismo de Caeté, solicitar informações a respeito do portão que obstruía a rodovia.
Depois da retirada do portão, o procedimento administrativo foi arquivado.
Com elevação de 1.746 metros, a Serra da Piedade faz parte do Complexo da Serra do Curral. Situada no ponto mais alto da Grande BH, o local é visitado por turistas por conta de suas características naturais e devido à sua estrutura arquitetônica de valor histórico e cultural.
Diálogo
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, há um diálogo contínuo com o DER-MG para buscar um entendimento a respeito do controle de pessoas circulando na região.
A decisão de fechar o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade abrange o acesso aos seguintes pontos:
- Estação da Piedade
- Restaurante
- Cafeteria
- Casa de Hospedagem
- Cripta São José
- Basílica Estadual das Romarias
- Ermida da Padroeira de Minas Gerais - Basílica Nossa Senhora da Piedade
Celebrações de Corpus Christi ameaçadas
O feriado cristão de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (16), conta com uma programação tradicional no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.
No entanto, com a visitação suspensa por tempo indeterminado, as celebrações poderão ser acompanhadas por meio das plataformas digitais, sem a participação presencial dos fiéis.
Segundo a Arquidiocese de BH, há uma programação com sete ritos para o feriado, com início às 9h e encerramento às 20h. As plataformas para acompanhar as celebrações estão disponíveis neste endereço.