O Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficará fechado por tempo indeterminado a partir deste sábado (11/6). A medida foi adotada pela Arquidiocese da capital após imbróglio com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
O DER retirou, em 2 de junho, um portão da estrada que controla o tráfego na rodovia AMG-1235 e dá acesso a visitantes ao conjunto arquitetônico e patrimônio ambiental da região. O órgão classificou a medida como uma decisão para a livre circulação na via pública estadual.
A Arquidiocese de Belo Horizonte, por sua vez, afirma que a ausência de controle na circulação do local culminou em congestionamentos, dano ao patrimônio ambiental e depredação do conjunto arquitetônico, que tem estruturas datadas do século XVIII. Dois dias depois da retirada do portão, a igreja relatou depredação aos banheiros do santuário.
A decisão do DER-MG foi tomada após o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Habitação e Urbanismo de Caeté, solicitar informações a respeito do portão que obstruía a rodovia.
Depois da retirada do portão, o procedimento administrativo foi arquivado.
Com elevação de 1.746 metros, a Serra da Piedade faz parte do Complexo da Serra do Curral. Situada no ponto mais alto da Grande BH, o local é visitado por turistas por conta de suas características naturais e devido à sua estrutura arquitetônica de valor histórico e cultural.
Diálogo
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, há um diálogo contínuo com o DER-MG para buscar um entendimento a respeito do controle de pessoas circulando na região.
A decisão de fechar o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade abrange o acesso aos seguintes pontos:
- Estação da Piedade
- Restaurante
- Cafeteria
- Casa de Hospedagem
- Cripta São José
- Basílica Estadual das Romarias
- Ermida da Padroeira de Minas Gerais - Basílica Nossa Senhora da Piedade
Celebrações de Corpus Christi ameaçadas
O feriado cristão de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (16), conta com uma programação tradicional no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.
No entanto, com a visitação suspensa por tempo indeterminado, as celebrações poderão ser acompanhadas por meio das plataformas digitais, sem a participação presencial dos fiéis.
Segundo a Arquidiocese de BH, há uma programação com sete ritos para o feriado, com início às 9h e encerramento às 20h. As plataformas para acompanhar as celebrações estão disponíveis neste endereço.