Quem vai viajar no feriado prolongado de Corpus Christi (16 a 19 de junho) pelas rodovias de Minas Gerais terá pela frente estradas interditadas, estreitamentos, buracos e obras, a exemplo do que ocorre desde os recessos de fim de ano, do Carnaval, da Semana Santa e de Tiradentes.
Onze estradas estaduais e federais estão completamente bloqueadas por danos das chuvas e 65 operam com pistas em mão dupla espremendo dois sentidos ou apertadas até os acostamentos. Por esse motivo, o Estado de Minas preparou um guia rodoviário (confira abaixo) para o motorista se precaver dos obstáculos que deve encontrar nas estradas mineiras.
Onze estradas estaduais e federais estão completamente bloqueadas por danos das chuvas e 65 operam com pistas em mão dupla espremendo dois sentidos ou apertadas até os acostamentos. Por esse motivo, o Estado de Minas preparou um guia rodoviário (confira abaixo) para o motorista se precaver dos obstáculos que deve encontrar nas estradas mineiras.
Os estragos estão por todo lado. O governador Romeu Zema (Novo) chegou a dizer que as estradas estão “talvez piores do que os buracos da Ucrânia”, numa referência ao país europeu invadido pela Rússia. Chamam mais a atenção a BR-040 (BH-Brasília), a BR-381 e a BR-262 - essa intransponível até as praias preferidas de muitos mineiros no Espírito Santo devido a duas interdições.
FOTOS DA BR-381, BR-040 E MG-010
FOTOS DA BR-381, BR-040 E MG-010
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A queda do barranco frustrou as operações de desvios. Ficou mais rápido fazer um contorno pelo estado do Rio de Janeiro para conseguir chegar ao litoral capixaba. O caminho alternativo amplia a viagem de 514 quilômetros para 629 quilômetros, podendo levar perto de 10 horas de deslocamento, passando pela BR-040, MGC-482 (Conselheiro Lafaiete), BR-120 (Viçosa), BR-356 (Coimbra), BR-393 (Itaperuna, no RJ), ES-297 (Bom Jesus do Norte, no ES) e BR-101 (Mimoso do Sul, no ES).
A BR-040, tanto para viajantes do sentido Rio de Janeiro, quanto de Brasília, exige atenção para as condições da pista. Para a capital fluminense, o perigo maior são as pistas com descidas fortes e curvas fechadas de Congonhas até a Serra de Petrópolis. Em direção ao Distrito Federal, os principais problemas relatados por motoristas ouvidos pela reportagem foram o asfalto escorregadio e a aquaplanagem no período de chuva.
DESABAMENTOS
As rodovias também não escapam das feridas abertas pelas chuvas de janeiro. Há abatimentos com desabamentos de parte dos acostamentos no sentido Brasília em Contagem (Km 525), Ribeirão das Neves (Km 510 e Km 509), Esmeraldas (Km 502 e Km 494) e Capim Branco (Km 488).
O maior abatimento de pista engoliu quase totalmente o acostamento do sentido Brasília, na altura do Km 510, em Ribeirão das Neves. Uma barreira de obstáculos de plástico zebrada foi postada sobre lonas para impedir as chuvas e uma trilha de sacos de areia para tentar desviar as enxurradas que podem saturar o terreno e levá-lo a desmoronar ou mesmo aumentar as erosões, com o mesmo efeito, avançando assim sobre a pista.
Lonas abertas na parte inferior para proteger o solo exposto já se encontram partidas em vários segmentos. Os fortes deslocamentos de ar pela passagem constante de grandes veículos pesados vão abrindo ainda mais rasgos ao fazer as proteções saírem voando. No Km 488, outro abatimento fica a apenas um quilômetro da Praça de Pedágio de Capim Branco e afronta o motorista que tem de pagar R$ 5,80 por eixo para rodar em uma pista avariada.
SERRA DO CIPÓ
Viajar pela estrada que corta a Serra do Cipó, na Região Central de Minas, é quase pegar um atalho para o paraíso: tem a cadeia de montanhas, profusão de cachoeiras, pousadas charmosas e ícones como a escultura do Juquinha, agora reproduzida em vários cantos. Mas o prazer do passeio fica interrompido – e se torna extremamente perigoso – com a quantidade de buracos na pista, entre os quilômetros 104 e 109 da MG-010, no município turístico de Santana do Riacho.
O risco maior está entre duas curvas, com crateras profundas, obrigando ônibus, caminhões e veículos leves a um zigue-zague na pista. Como não existe acostamento, os motoristas precisam desviar, entrar na contramão e levantar poeira fora da estrada.
RESPOSTA
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informa que iniciou, na semana passada, os serviços de manutenção da MG-010 no trecho de quatro quilômetros, do Km 104 ao 109, em Santana do Riacho, com a realização de remendos profundos para recompor o pavimento da rodovia, nos locais mais críticos.
Os trabalhos prosseguem durante os meses de junho e julho, e, onde for considerado necessário, serão efetuados serviços de manutenção rotineira, que compreendem outras atividades como tapa buracos, roçada e capina da faixa de domínio e limpeza do sistema de drenagem.
VERIFIQUE ANTES DE VIAJAR
Condições das principais rodovias mineiras
Anel Rodoviário de BH a João Monlevade
BR-381/BR-262
BR-381 (Norte)/BR-262 (Leste)
- Trecho de cinco quilômetros de BH, Santa Luzia e Sabará traz lentidão nos dois sentidos e pode atrasar em mais de uma hora a viagem. São estreitamentos de pistas, radares de limite de velocidade, obras de reconstrução da pista que já duram seis meses, além de controle de tráfego em barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Queda de barreira bloqueia um sentido no Km 404, próximo ao acesso a Bom Jesus do Amparo pela LMG-776
João Monlevade a Governador Valadares
BR-381 (Norte)
- Asfalto ruim nas travessias de zonas urbanas de Bela Vista de Minas e Nova Era. Em Bela Vista, Km 342 com interdição parcial.
- Nova Era estrada com buracos e desvio na altura do Km 321, devido a intervenção parcial e desvio por estrada de terra em ambos os sentidos de via por colapso de barranco e movimentação do solo
- Km 299, em Antônio Dias, com interdição parcial e estreitamento de faixas no sentido Ipatinga devido a colapso do trecho
Governador Valadares a Porto Seguro
BR-116 (Governador Valadares a Teófilo Otoni)
MGC-418 (Teófilo otoni a Nanuque e Posto da Mata - BA)
BR-101 (Posto da Mata a Eunápolis)
BR-367 (Eunápolis a Porto Seguro)
- Boas condições de tráfego das rodovias, muito trânsito em áreas coincidentes com zonas urbanas
Belo Horizonte ao Rio de Janeiro
BR-040 (Sul)
- Boas condições. Saída de BH com tráfego pesado de carretas de mineração até a altura de Congonhas.
- Pista sinuosa, com forte declive, inspira cuidados na descida de Congonhas e Serra de Petrópolis (RJ)
Belo Horizonte a Brasília
BR-040
Belo Horizonte a Capim Branco
Abatimentos com desabamento de parte dos acostamentos do sentido Brasília, em Contagem (Km 525), Ribeirão das Neves (Km 510 e Km 509), Esmeraldas (Km 502 e Km 494) e Capim Branco (Km 488)
Capim Branco a Curvelo
- Pista considerada escorregadia com as chuvas. Necessidade de cautela e controle de velocidade
- Curvelo a Brasília com boas condições de pista e sinalização
Belo Horizonte a Vitória
BR-040, MGC-482, BR-120, BR-356, BR-393, ES-297 e BR-101
- Com duas interdições totais da BR-262 (Leste), no Km 149, em Rio Casca, e no Km 96, em Abre Campo, não tem valido a pena ir a Vitória ou Guarapari pela BR-262, com motoristas tendo de fazer um desvio de 115 quilômetros pelo Rio de Janeiro. Com isso, a distância passa de 514 quilômetros para 629 quilômetros. O desvio sugerido é pelas BR-040, MGC-482 (Conselheiro Lafaiete), BR-120 (Viçosa), BR-356 (Coimbra), BR-393 (Itaperuna RJ), ES-297 (Bom Jesus do Norte ES) e BR-101 (Mimoso do Sul ES)
Belo Horizonte a São Paulo
Rodovia BR-381 (Sul-Fernão Dias)
- Tráfego intenso de veículos locais, pesados e de viagem na saída de BH, por Contagem e Betim. Trechos são recordistas de acidentes
- Estrada em boas condições. Na chegada a São Paulo, pode ocorrer nevoeiro na altura de Mairiporã. Tráfego intenso na Grande SP
RODOVIAS COM INTERDIÇÃO TOTAL
MGC-383 (Km 4), MGC-383 (Km 5), MGC-367 (Km 564), MGC-259 (Km 393), LMG-638 (Km 14), MG-158 (Km 21) MG-170 (Km 24,8) LMG-746 (Km 22) LMG-503 (Km 3) BR-262 (Km 149) BR-262 (Km 96)
Fontes: PRF, PMMG, Dnit