Com o aumento de casos de COVID-19 e a baixa adesão à vacinação, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ampliará as estratégias de vacinação infantil. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o órgão começará a aplicar as doses de proteção em crianças nas escolas da capital mineira.
como os shoppings centers e parques municipais. Cláudia afirmou que a vacinação nas instituições de ensino terá início ainda esta semana, mas que ainda falta uma questão de operacionalização junto com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A informação foi repassada em uma entrevista ao Bom Dia Minas, na TV Globo, nesta terça-feira (14/6).
O plano de imunização levou em consideração a eficácia da estratégia em outros ambientes, Conforme os dados levantados pela PBH, até a manhã de hoje, 82,5% do público-alvo infantil tomou uma dose pediátrica contra o novo coronavírus. O índice corresponde a 160 mil crianças de 5 a 11 anos do total de 163 mil. Porém, o número que retornou para a segunda dose é de 110 mil, ou seja, apenas 57%.
A baixa cobertura vacinal, inclusive, foi um dos motivos que levaram a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a voltar com a obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados em BH. A medida abrange salas de aulas. O decreto com a nova regra foi publicado nesta terça-feira e deve valer até 31 de julho, a depender da redução do número de casos da doença na cidade.
A reportagem procurou a SMSA para questionar quais serão os novos métodos adotados para a imunização de crianças e se o plano irá acolher tanto escolas municipais quanto as particulares, mas ainda não obteve resposta.