Novo boletim epidemiológico apontou que mais 6.214 pessoas testaram positivo para a COVID-19 e 23 morreram pela doença entre segunda (13/6) e terça-feira (14/6) em Minas Gerais. Até o momento, foram 3.497.888 contaminações no estado e 61.760 mortes, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.
Leia Mais
Morador de Ouro Preto é suspeito de receber 18 auxílios emergenciais PBH começará a aplicar dose pediátrica contra COVID-19 nas escolasVeja como fica obrigatoriedade de máscaras em algumas cidades da Grande BHCOVID-19: vacinação é interrompida no feriado de Corpus Christi, em BHPBH nomeia médicos para completar grade de profissionais na saúde pública Atualmente, 208.918 pessoas estão diagnosticadas com o coronavírus e sendo acompanhadas pela SES-MG.
A média móvel de casos diários está em 6.404, enquanto a de notificação de óbitos está em 26 por dia. O alerta para a crescente de contaminações fez com que máscaras em locais fechados voltassem a ser obrigatórias na capital.
De acordo com o vacinômetro, 83% dos mineiros com mais de 5 anos receberam as duas doses de vacina, enquanto 59% dos maiores de 18 anos estão com o primeiro reforço. Em relação à 4ª dose, 29% do público-alvo se vacinou.
Nesta terça-feira, estão sendo convocados profissionais de saúde com mais de 18 anos para a 4ª dose em Belo Horizonte. Para se vacinar, é preciso estar com algum dos seguintes documentos:
- Comprovante de pagamento (contracheque); ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Relatório do CNES; ou
- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
As ações de repescagem dos grupos já convocados acontecem de segunda a sexta-feira, em pontos de vacinação dinâmicos, atualizados no site da Prefeitura de Belo Horizonte.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19
*Estagiária sob sopervisão do subeditor Eduardo Oliveira