O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), sancionou nessa terça-feira (15/6) lei que proíbe tatuagens e piercing em animais para fins estéticos. A Lei Nº 11.366 foi publicada no Diário Oficial do Municipio nesta quarta-feira (15/6).
A lei determina aplicação de advertência e multa para os infratores. No caso de estabelecimentos, o local fica sujeito a suspensão ou cassação do Alvará de Localização e Funcionamento (ALF).
Leia Mais
Rodeio Show: Justiça proíbe provas com animais em Pedro LeopoldoAnimais resistem aos golpes da poluição e dão show na PampulhaDivulgação sobre remoção de animais mortos tem novas regrasGatos que vivem no Colégio Estadual Central são ameaçados de envenenamentoAtivista cria vaquinha para construir abrigo de animais em BHCastração gratuita de cães: PBH abre agendamento todo fim de mês; confiraFuad vetou o inciso que prevê a perda da guarda do animal pelo tutor em caso de infração, além da proibição de adotar outro animal durante o período de cinco anos. O prefeito justificou que o “afastamento do animal de seu tutor, sem qualquer garantia de nova adoção por outra pessoa, poderia causar prejuízo ainda maior ao seu bem-estar”.
Foi vetado também o artigo referente ao destino dos valores das multas. Na proposta original, o valor seria destinado ao Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte (HPVBH). Segundo a prefeitura, o artigo anula a Lei nº 4.253, que prevê a destinação de multas que se enquadrem na legislação ambiental ao Fundo Municipal de Defesa Ambiental.