Um movimento que reúne ativistas está organizando uma manifestação pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos desde o dia 5 de junho na Amazônia. O protesto será nesta quarta-feira (15/6), às 13h30, na Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.
A convocação do ato público diz que “o governo Brasileiro fez muito pouco ou nada para encontrá-los e esclarecer o que aconteceu”, sendo “omisso e irresponsável”, e que “declarações do presidente Bolsonaro tentaram culpar Bruno e Dom pelos próprios sumiços”.
Após a declaração equivocada sobre a morte do jornalista, o embaixador brasileiro no Reino Unido, Fred Arruda, pediu desculpas, nessa terça-feira (14/6), à família de Dom Phillips.
Bruno Pereira é um indigenista, e foi demitido da Funai após participar de uma ação de combate a crimes ambientais, em parceria com o Ibama e a Polícia Federal. Atualmente trabalha pela União dos Povos Indígenas do Vale Javari (Univaja), realizando inúmeras denúncias da pesca ilegal na região
Dom Phillips é um jornalista britânico, colaborador do The Guardian e vive no Brasil há 15 anos, sendo “conhecido como um defensor dos povos indígenas e da região Amazônica.”
Até o momento, Bruno Pereira e Dom Phillips seguem desaparecidos.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais