O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), é uma data tradicional nas cidades históricas de Minas Gerais, onde são realizadas procissões, missas e festividades em exaltação à eucaristia. Após dois anos de restrições à atividades presenciais, a expecativa é que muitas pessoas atendam às comemorações.
Leia Mais
Corpus Christi: rodoviária de BH prevê movimento 82% maior que em 2021Corpus Christi: fome é tema de tapetes para celebrar a data em BHFeriado de Corpus Christi: confira a situação das estradas de MGO que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em BHCorpus Christi: Dom Walmor pede reconstrução da sociedade brasileiraFeriado em BH começa com temperatura abaixo de 10ºCA ornamentação mais característica desta data são os tapetes de serragem colorida que embelezam as ruas por onde passam as procissões. A confecção durante a madrugada mobiliza fiéis, turistas e moradores das cidades - e pode até virar um concurso, como no caso de Tiradentes, onde há um prêmio para os três tapetes mais apreciados pelo público.
Ouro Preto
Ouro Preto é dos principais destinos de quem vai viajar no feriado. A cidade histórica, antiga capital da província de Minas Gerais, espera receber 25 mil visitantes para as festividades de Corpus Christi.
O dia começa com a Santa Missa, celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. De lá, a procissão segue até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, passando pela parte histórica do município. Em todo o trajeto, os tapetes são atrações garantidas.
Na chegada, ocorrerá a Benção do Santíssimo Sacramento e e a Celebração da Santa Missa. Além da procissão, serão celebradas missas festivas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (16h), na Basílica de Nossa Senhora do Pilar (19h) e na Capela de Nossa Senhora Aparecida (19h).
Tiradentes
A cidade de Tiradentes não só terá a procissão, com sua famosa ornamentação, como decidiu fazer um concurso dos melhores tapetes. O tema “Eucaristia, fonte de vida” oferece prêmios em dinheiro para os três melhores colocados. Quem vota são os moradores e visitantes por meio de QR Codes colocados ao lado dos tapetes.
As solenidades começam às 8h, com a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Às 15h ocorre a missa na Matriz de Santo Antônio, padroeiro da cidade, seguida de uma procissão pelo Centro Histórico.
As cerimônias contam com a apresentação da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, uma das mais antigas de Minas Gerais.
Quem visitar o município terá a oportunidade de viajar na Maria Fumaça, trem turístico que liga Tiradentes a São João del-Rei. O trem a vapor, um dos únicos funcionando no mundo, terá horários ampliados no feriado prolongado, entre quinta-feira (16) e sábado (18).
São João del Rei
As celebrações de Corpus Christi em São João del Rei - antigo centro comercial do Brasil Colônia - começam pela manhã, com a Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora do Pilar.
Pela tarde, às 15h, ocorre a Santa Missa no Largo do Rosário. De lá, os fiéis vão em procissão até a Igreja Catedral de Nossa Senhora do Pilar. A missa será presidida pelo bispo Dom José Eudes do Nascimento.
Sabará
Em Sabará, na Grande BH, a missa campal (ao ar livre) começa às 8h, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Por volta das 9h, a procissão segue rumo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com paradas programas em frente ao prédio da Prefeitura e na descida do Tangará, perto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Além da procissão, ocorre às 19h a Santa Missa na Comunidade São Lucas e São Judas Tadeu.
Diamantina
No Vale do Jequitinhonha, Diamantina também será coberta por tapetes ornamentais neste feriado. Comunidade e visitantes começam a confeccioná-los a partir das 8h, ainda na quinta, na Catedral Metropolitana de Diamantina.
Às 16h será iniciada a missa solene da eucaristia, seguida da procissão pelas ruas da região histórica do município.
Além do Corpus Christi, a cidade conta com uma programação para visitantes durante o feriado. Segundo a Secretaria de Turismo do Município, haverá feiras de artesanato, hortifrutigranjeiros e música ao vivo nos bares e restaurantes.
Os atrativos turísticos estarão abertos à visitação, entre eles a Igreja do Rosário, Igreja do Amparo, Igreja do Bonfim, Igreja do Carmo, Memorial do Ferreiro e Tropeiro, Museu da Tipografia e Casa da Chica/Museu de Diamantina.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda