O antigo Hospital Otto Krakauer, que pertence à Fundação São João da Escócia, em Passos, Sudoeste de Minas, teve vários objetos furtados no final da noite dessa quarta-feira (15/06). O hospital estava sem atividades e vazio.
Na época de pico da COVID-19, em que a Santa Casa de Misericórdia de Passos apresentou superlotação, a Prefeitura tentou alugar o local para receber pacientes, mas a iniciativa não vingou por causa de trâmites burocráticos.
A OAB, Poder Judiciário e Justiça do Trabalho firmaram uma parceria e conseguiram bancar uma reforma de adaptação do local. Foram disponibilizados recuperandos da APAC - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - que trocaram três dias de serviço por um dia de remissão da pena. Uma empresa de engenharia doou o projeto de execução e elétrico da reforma e coordenou os trabalhos.
Por sua vez, a Justiça do Trabalho atendendo um pedido da OAB, destinou recursos oriundos de multas trabalhistas para auxiliar na aquisição de materiais de construção e alguns equipamentos.
O Otto Krakauer foi referência por muitos anos para tratamento psiquiátrico, mediante internação, e encerrou as atividades há seis anos.
O local não tinha vigia. Os ladrões levaram seis aparelhos de ar condicionado, nove contêiner de lixo, armário de aço camas de aço, duas seladoras, torneiras, dois desfibriladores, um aparelho de encefalograma, um fogão industrial, fiação elétrica, uma lavadora alta pressão Jacto Clean H7000. E, ainda, atearam fogo em diversos papéis que estavam em um dos cômodos.
A Polícia Militar registrou a ocorrência e os objetos foram apreendidos. O delegado regional da Polícia Civil de Passos, Marcos Pimenta, disse que será instaurado inquérito para apuração dos fatos.