A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) assumiu a gestão do Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, conhecido como o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.
O contrato, assinado entre a Prefeitura e a Infraero, é de R$ 5.275.066,10.
A estatal prestará os serviços por 24 meses, podendo o contrato ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.
Leia Mais
Aeroporto Internacional de BH fará mostra dedicada ao meio ambiente Suspensão de voos em São Paulo tem reflexos no aeroporto de ConfinsÓleo na pista da MG-010 dificulta acesso ao Aeroporto de ConfinsUcranianos refugiados são recebidos com flores em aeroporto de BHDossiê Tusmil: diretor fala sobre 'queda de braço' com Prefeitura de JFHomem é preso por praticar 'golpe do bitcoin' na Zona da MataSó para ricos: aeroporto de Guarulhos terá terminal VIP“O Aeroporto vai voltar a operar normalmente. Teremos voos comerciais. Voos saindo daqui para várias capitais do país e do interior. Isso é importante, pois gera emprego e renda. Um aeroporto para todos e todas”, disse.
No contrato de concessão, a Infraero terá como responsabilidade a gestão operacional do terminal, o gerenciamento das tarefas e rotinas essenciais, fiscalização operacional, vistorias, inspeções, manutenções preventivas, apoio de TI, gestão de contratos comerciais e comercialização das áreas internas do aeroporto.
“São muitas questões de infraestrutura que precisamos regularizar, principalmente na pista, para garantir toda a segurança das empresas que já operam e vão operar no aeroporto. Vamos empenhar toda nossa experiência e nossos esforços para que Juiz de Fora tenha voos mais altos”, disse o gestor da Infraero no Aeroporto de Juiz de Fora, Luiz Gustavo Schild.
Infraero não confirma prazo
Diante da fala do Secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, a reportagem do Estado de Minas procurou a Infraero para saber sobre a possibilidade de retorno dos voos comerciais ao Aeroporto da Serrinha.
Em nota, a empresa indicou o retorno dos voos comerciais, mas sem um prazo definido.
Segundo a Infraero, a empresa “deu início às ações de diagnóstico da infraestrutura do aeródromo para elaboração de um planejamento conjunto com a Prefeitura para o desenvolvimento aeroportuário em curto, médio e longo prazo”.
Ainda de acordo com a Infraero, são necessárias melhorias de infraestrutura para “a viabilização de novas rotas e ampliação da conectividade da região da Zona da Mata”.
A Estatal não deu prazo para que esse planejamento fique pronto.
O Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis fica na área urbana de Juiz de Fora, no Bairro Santos Dumont.
Segundo a prefeitura, o equipamento tem um terminal de passageiros, cantina, banheiros com acessibilidade, sala de embarque e desembarque, saguão principal, estação prestadora de serviços de telecomunicações e de telecomunicações aeronáuticas, hangar com banheiros e sala, posto de abastecimento de aeronaves, casa da administração e casa de força.