O segundo caso suspeito de varíola dos macacos no Triângulo Mineiro também foi descartado. Depois de Uberlândia, a Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba recebeu a notificação de que o homem que apresentou sintomas parecidos com a doença não estava infectado.
Em comunicado, a Prefeitura de Ituiutaba informou que o “teste realizado após um paciente ter apresentado suspeita da doença monkeypox (varíola dos macacos) teve resultado negativo”.
A notificação ao Município foi feita nessa quinta-feira (16/6) e o caso em investigação foi encerrado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). “A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população e segue prestando assistência ao paciente e investigando a patologia que deu origem aos sintomas apresentados”, diz o comunicado.
Na quarta (15/6), o primeiro caso suspeito na região do Triângulo já havia sido descartado. A Secretaria de Saúde de Uberlândia foi notificada da negativa para a chamada monkeypox. A coordenação da rede de urgência e emergência local também afirmou que a negativa era importante para tranquilizar a população.
Os resultados seguiram a expectativa dos órgãos de monitoramento. No início da semana, já havia a informação de que, além dos casos não terem histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior, "dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático".