A Santa Casa de Misericórdia de Passos suspendeu as cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes, devido à falta de sangue nos estoques. A medida foi tomada em função do baixo estoque dos sangues dos tipos 0+ e 0-.
No hospital são realizadas aproximadamente 250 cirurgias eletivas por mês. Em cerca de 30 delas, a Santa Casa precisa de transfusão de sangue. Os estoques são baixos, informou o Hemominas, e o comunicado foi feito pela agência transfusional recomendando a suspensão dos procedimentos.
“Devido à queda de temperatura, ao aumento da síndromes gripais e à redução no número de doadores, os estoques baixaram”, afirmou o médico responsável pela Agência Transfusional, Aldir Ribeiro de Abreu Júnior.
Não há previsão para que esse tipo de procedimento volte a ser realizado na casa de saúde. Conforme o médico, é preciso que as pessoas compareçam para doar e, assim, culminar na normalização dos estoques.
“A Santa Casa trabalha sempre com um limite de segurança, e quando esse limite cai muito abaixo do que se espera, precisa tomar essa atitude para garantir os atendimentos de urgência e emergência”, finalizou.
Para ser doador
Pessoas de de 16 a 69 anos podem ser doadoras. As exigências são pesar mais de 50 quilos, tomar café da manhã antes da doação e, no caso dos candidatos de 16 e 17 anos, precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Para isso, basta retirar o documento no Hemominas e levar até os pais ou responsáveis ou estar acompanhado de um deles no dia da doação. Quem teve COVID-19 pode doar desde que seja 15 dias depois de totalmente curado.
A Fundação Hemominas disponibiliza um canal para o agendamento de doação de sangue em todas suas unidades. Os cidadãos poderão agendar suas doações online, pelo site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue ou pelo aplicativo MG App Cidadão
Em Passos, o Hemominas fica na Dr. José Lemos de Barros, 313, Muarama, e funciona das 7h30 às 11h30. Neste período, há capacidade para atendimento de 50 pessoas.