O uso de máscaras voltou a ser exigido em locais fechados em Montes Claros, no Norte de Minas, a partir deste sábado (18/06). A obrigatoriedade do uso da proteção foi determinada em decreto do prefeito Humberto Souto (Cidadania), publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na mesma data.
Leia Mais
Exigência de passaporte da vacina é suspensa pela Justiça em Montes ClarosMontes Claros tem explosão de casos de COVID-19: 1.723 em três diasJuíza de Montes Claros concede novo habeas corpus contra passaporte vacinalProjeto incentiva uso da bicicleta para ida ao trabalho em Montes ClarosVisitantes têm acesso a exames médicos de graça na ExpomontesProfessoras são presas por pichação contra Bolsonaro em muro de parqueBebê fica preso dentro de carro em Conselheiro Lafaiete
Desde o inicio da pandemia, ocorreram no município 76.892 contaminações e 1.068 pessoas perderam a vida por causa da COVID-19.
O prefeito Humberto Souto afirmou ao Estado de Minas que a maior preocupação na prevenção contra um novo aumento dos casos de coronavírus refere-se à superlotação dos hospitais.
Ele lembrou que os hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) não dispõem mais de leitos destinados exclusivamente aos pacientes da COVID-19 com valores adicionais liberados pelo Ministério da Saúde, o que dificulta ainda mais o atendimento em um quadro de superlotação.
“O nosso objetivo com o decreto da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados é a preservação da vida das pessoas na impossibilidade de oferecer um atendimento adequado nos hospitais”, assegurou Souto.
O prefeito salientou ainda que, passados dois anos e três meses de pandemia, as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de praticar as medidas preventivas contra a transmissão do vírus.
“Hoje, existe uma preocupação da sociedade em adotar as medidas de prevenção contra a COVID-19. Então, o decreto (da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados) é uma forma de colaboração com a sociedade”, avalia o prefeito de Montes Claros.
Onde é obrigatório
- De acordo com a determinação, o uso de máscaras passou a ser obrigatório nos seguintes ambientes fechados:
- nos veículos do transporte coletivo;
- locais de prestação de serviço de saúde;
- bancos;
- casas lotéricas;
- cinemas e teatros;
- supermercados;
- repartições públicas;
- estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em geral;
- shoppings centers, centros comerciais e galerias de lojas;
- igrejas e demais locais de eventos religiosos;
- estabelecimentos de ensino;
- salões de beleza;
- barbearias;
- academias e clube de lazer (exceto no momento da prática esportiva).
Penalidades
O decreto do Executivo Municipal de Montes Claros prevê penalidades para os estabelecimentos que não exigirem o uso de máscaras em ambientes fechados, a partir de quarta-feira (22/06).
As penalidades previstas são advertência (primeira autuação), multas (com valores progressivos nos casos de reincidência) e até a suspensão temporária das atividades do estabelecimento.
Ainda de acordo com a publicação do município, a partir deste sábado, o uso de máscara em locais fechados em Montes Claros não é obrigatório somente por parte de crianças menores de sete anos e por pessoas autistas -portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?