A campanha de repescagem para a vacina contra a COVID para todos os públicos continua nesta segunda-feira (20/6) em Belo Horizonte. Até o momento, foram chamados todos os maiores de 5 anos para primeira e segunda dose, primeiro reforço para pessoas acima de 14 anos, e 4ª dose para trabalhadores da saúde, maiores de 58 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão.
Para se vacinar, é preciso levar um documento de identificação com foto e CPF. Para os profissionais de saúde, é necessário comprovar vínculo ativo com serviço de saúde na capital, apresentando algum dos seguintes documentos:
- Comprovante de pagamento (contracheque); ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Relatório do CNES; ou
- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
Os locais de vacinação são dinâmicos, e é preciso consultar diretamente no portal da Prefeitura de Belo Horizonte para saber onde é possível receber a aplicação.
Até o momento, 64% da população de BH está com a primeira dose de reforço da vacina e 7,2% com a 4ª dose.
Vacinação contra gripe e sarampo
Até o próximo dia 24 de junho, também é realizada a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo, que foi prorrogada em virtude da baixa adesão. Atualmente, Belo Horizonte está com 40,9% do público-alvo imunizado contra a gripe. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é 90%. Contra o sarampo, BH atingiu 40% do público, mas a meta é ainda maior: 95%.
Devem se vacinar contra a gripe os idosos de 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas e professores, além de pessoas com comorbidades e deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas e caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
Os locais de vacinação contra a Influenza estão disponíveis no site da Prefeitura.
Já contra o sarampo, a vacinação é destinada aos trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, nos pontos de imunização que também podem ser consultados no site da PBH.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais