O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) resgatou um homem de 29 anos de uma casa em chamas, por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (20/6), em Conselheiro Lafaiete, cidade localizada na região central de Minas Gerais. De acordo com a própria vítima e com testemunhas, ele próprio foi o responsável por causar incêndio, numa tentativa de suicídio.
Leia Mais
Bebê fica preso dentro de carro em Conselheiro LafaieteOperação policial termina com um suspeito morto em Conselheiro LafaieteJovens são indiciados por incêndio a ônibus em ItaúnaAdolescente é resgatado em sacada de prédio em incêndio em apartamentoIncêndio em subestação da Cemig deixa bairros de BH sem luz; veja vídeoGás de cozinha explode em apartamento, e duas pessoas sofrem queimadurasIncêndio assusta moradores em Sapucaí-Mirim, no Sul de MinasVÍDEO: incêndio atinge Parque Estadual Serra Verde Homem morre queimado após bater carro em poste em Santa LuziaOuro Preto: por ciúmes, homem tenta atropelar e atira contra suposto rivalAção dos Bombeiros
Assim que chegou ao local com duas equipes, uma de salvamento e outra de combate a incêndio, logo após acionamento, os bombeiros estudaram a situação e verificaram que havia uma pessoa dentro da casa.
A equipe de salvamento então deu prioridade na retirada da vítima, entrando de forma forçada e resgatando-o. O jovem não apresentava ferimentos, mas estava bastante debilitado, por causa da inalação de fumaça.
Após a retirada do homem, uma unidade de resgate foi acionada para transportar a vítima para a Policlínica Municipal. As chamas foram controladas após 30 minutos de trabalho. Em seguida, os militares fizeram o rescaldo, para evitar que houvesse reignição, que é nova ignição de incêndio já combatido e extinto, que dá-se devido à brasas e focos escondidos não encontrados no rescaldo.
CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para entrar em contato, basta ligar 188 ou acessar o site https://www.cvv.org.br, que possui chat, endereço de e-mail e também visita domiciliar, que foi suspensa durante a pandemia.
O site do CVV fala sobre o suicídio:
O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.
Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.
O CVV assumiu como tarefa, desde a sua criação, estimular essa discussão, ação esta que passou a merecer mais empenho nesses últimos anos.