Um vídeo de uma onça-preta, também conhecida como pantera negra, correndo em meio a uma plantação de milho circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp. O animal foi gravado ontem (23/6) por Leandro Feruzo, trabalhador rural que atuava na colheita de milho em uma fazenda de Planura, município de 12 mil habitantes no Triângulo Mineiro.
Leandro, que atua em empresa voltada para compra e venda de silagens, considerou a oportunidade de ver o animal como “a situação mais linda do mundo”.
Leia Mais
Moradores da região onde onça foi solta temem invasões a casas e fazendasOnça-parda encontrada em escola de Nova Lima é solta na Serra GandarelaVídeo: onça parda interrompe partida de futsal em Nova LimaCâmera flagra onça rondando condomínio de UberlândiaOnça-preta mata cachorro e assusta moradores em Três MariasApós cirurgia, onça-parda é transferida para zoológico de UberlândiaVídeo: jaguatirica invade quintal de casa e assusta moradoresSegundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a onça-preta, que é uma onça-pintada com melanismo, integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.
O animal é protegido pela Convenção Internacional sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).
Plantação de cana
Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, a onça-preta pode ser encontrada no Brasil em cerrados, matas atlânticas e ciliares.
Plantações de canaviais têm ajudado na reprodução de onças. “Isso porque essa cultura é de ciclo longo. Então, dá tempo delas se reproduzirem. Essa é uma das vantagens do plantio de cana”, considerou Maria.
Por outro lado, a bióloga chamou a atenção para a aproximação das onças às áreas habitadas. “Tem ocorrido um grande problema que é a aproximação desses animais perto de casas e sítios. Temos muitos relatos de moradores de Planura e Colômbia, de avistamentos de onças”.