Minas Gerais investiga três suspeitas da varíola dos macacos. Até a última atualização, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na sexta-feira (24/6), não havia confirmação da doença em cidades mineiras. No Brasil, são 17 casos comprovados.
Leia Mais
Minas registra 10 casos suspeitos de hepatite aguda 'misteriosa'Vacina contra gripe: tire suas dúvidas e saiba onde tomar o imunizante COVID-19: quarta dose para pessoas de 40 anos começa na segunda-feira em BHPrimeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Minas GeraisCresce o uso de máscara na Feira Hippie, em Belo HorizonteAstraZeneca: validade estendida é eficaz e segura, diz professor da UFMG BH: manhã de sábado tranquila nos postos de saúdeNenhum dos casos suspeitos em Minas têm histórico de viagens para o exterior e não há nenhum caso sintomático dentre os contatos mais próximos. Dentre os casos já confirmados no Brasil, cinco se contaminaram dentro do país, indicando que há transmissão local da doença.
Além dos três casos em investigação, a SES-MG já descartou a presença do vírus da varíola dos macacos em seis casos suspeitos. Eles foram registrados em dois moradores de Ituiutaba, Ouro Preto, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Uberlândia.
A varíola dos macacos é causada por um vírus da mesma família do da varíola humana. No entanto, os riscos à saúde provocados pelo ‘monkeypox’ são menores e os sintomas geralmente são leves e desaparecem por conta própria em cerca de três semanas.