Leia Mais
Farmácia de Minas tem rotina de filas e aglomeraçãoFarmácia de Minas tem mais uma manhã com longa fila para atendimentoFarmácia de Minas: usuários ainda enfrentam filas e falta de remédios em BHApreensão e tensão com corte no Farmácia PopularFarmácia de Minas muda para o Carlos Prates e ficará fechada por uma semanaZema elogia redução do ICMS, mas alerta sobre ressarcimentoZema esteve esta manhã na futura Farmácia de Minas, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, número 2.777. O local segue em obras e, segundo o governador, a celeridade no atendimento será comprovada.
"Com toda certeza vamos apresentar dados concretos que vão demonstrar que o tempo de aguardo, de fila, vai cair substancialmente", complementou.
A atual Farmácia de Minas, na Avenida do Contorno, número 8.495, convive com filas constantemente. Com a pandemia de COVID-19, desde março de 2020, houve considerável aumento da espera para atendimento e retirada do medicamento.
A nova Farmácia de Minas
A nova sede da Farmácia de Minas, onde cerca de 2.500 pessoas devem ser atendidas diariamente, começou a ser construída em outubro de 2021. A atual Farmácia de Minas será desocupada e o espaço devolvido à iniciativa privada.
"Ela é alugada e vai ser entregue ao proprietário. Nós estamos trocando a locação de lá pela locação daqui, que na verdade a Farmácia Judicial, na Avenida Brasil, vem para cá também e a gente faz um grande complexo e a gente consegue gerir melhor", disse Fábio Baccheretti, secretário de Saúde, que acompanhou Zema na visita as obras.
A nova unidade está situada em um espaço onde já funcionou uma delegacia de crimes cibernéticos e uma concessionária. O local tem 2.258,29 m².
Serão ao todo: 120 cadeiras de espera; 74 guichês, sendo oito de triagem e 66 se atendimento - também três salas para assistência farmacêutica.
O horário de funcionamento será o mesmo na nova Farmácia de Minas, de 7h às 19h. Ela também contará com a Rede de Frio, onde se distribui e armazena vacinas e insumos para BH e Região Metropolitana.
Segundo o Governo de Minas, o atendimento e a distribuição de medicamentos aumentaram. Em 2108, o atendimento médio diário era de 1.800 pessoas e 20 milhões de remédios fornecidos.
Já em 2022, até maio, foram 14,5 milhões de medicamentos distribuídos e atendimento médio diário de 2.500 pessoas.