Com um calendário cultural que atrai turistas em diversas épocas do ano, Ouro Preto agora terá seu Natal Luz, o evento mais promissor para o comércio varejista do ano. Faltando seis meses para a data, a cidade histórica planeja movimentar toda a cadeia do turismo e entrar no mapa de eventos natalinos do Brasil, semelhante a Gramado (RS).
Foi pensando na possibilidade de ter um Natal Luz aos moldes mineiros que o idealizador e coordenador do Grupo Oliveira Costa, Eduardo Costa, articulou uma soma de esforços que foi possível por meio do projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura.
Costa explica que a escolha do tema “História e Magia” para a primeira edição do Natal Luz de Ouro Preto leva em conta a valorização e reconhecimento do patrimônio histórico que a cidade tem unindo à magia e ao encantamento das luzes de natal.
“O projeto de Ouro Preto foi inspirado no Natal Luz de Gramado, porém com as características de Minas Gerais e sobretudo de Ouro Preto. Vamos pegar todo o reconhecimento histórico que a cidade tem e trazer a magia do Natal para fazer esse encontro.”
Para isso, serão investidos mais de R$ 1,5 milhão para atender ao público com diversas programações gratuitas que vão acontecer entre 15 de novembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.
"Nosso diferencial em comparação aos outros festivais natalinos é que será tudo de graça para os turistas, desde a entrada na vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera.”
Festejos natalinos
Para que os festejos natalinos possam atender o fluxo de turistas, a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, destaca que Ouro Preto já tem um trade turístico organizado e os meios de hospedagem, bares, restaurantes, lojas e empresas de transporte estão aptos a receber o público, sendo que muitos deles serão usados na programação.
Um deles é o trem de passageiros da Vale, que liga as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana e já tem como tradição receber as luzes natalinas. Neste ano, contará com uma programação cultural durante as viagens e presença garantida do Papai Noel. Outro meio de transporte que também receberá um incremento serão as jardineiras vintage, datadas de 1937, que vão percorrer os pontos turísticos da cidade museu a céu aberto.
A secretária destaca que entre as apresentações de grupos tradicionais locais, os visitantes e ouro-pretanos poderão ver as Pastorinhas do Padre Faria, a Folia de Reis dos distritos de Lavras Novas, Santo Antônio do Salto e de Santo Antônio do Leite. E para janeiro é aguardada a apresentação do Reinado, que rememora a ancestralidade de Chico Rei.
“O Nosso Natal Luz vem sendo pensando e sonhado há quatro anos é um projeto grandioso para uma cidade grandiosa. Ouro Preto está na segunda colocação do destino turístico mais procurado em Minas Gerais. Os grupos culturais estão fomentados e subsidiados para que possam fazer apresentações durante o período natalino, vamos iluminar uma cidade que já tem luz própria e fechar o ano de 2022 com chave de ouro.”
Mexe nos corações e no bolso
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a data mexe no coração de muita gente e as pessoas se tornam mais dispostas a viajar, gastar com presentes e lembrancinhas para os familiares e amigos.
O coordenador do Natal Luz conta que a economia da cidade vai girar entorno da cadeia produtiva que envolve o turismo e com isso, conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do estado.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Minas Gerais, Peter Mangabeiras, a criação do Natal Luz de Ouro Preto tem possibilidades de ser ainda maior do que o de Gramado devido à localização da cidade na região sudeste do país.
“Já era tempo para uma cidade com o porte que Ouro Preto ter esse evento, precisávamos de um produto desse na prateleira e acredito que vai movimentar as operadoras de turismos, os hotéis, guias de turismo, restaurantes e as empresas de receptivo”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, diz que o Natal Luz é um evento muito importante para o calendário turístico de Ouro Preto e ajuda o estado a se posicionar no calendário turístico de dezembro e janeiro. Para o secretário, a falta de um evento de grande porte na cidade era uma falha no calendário turístico e que agora está sendo corrigida.
Guerra conta que o Natal Luz de Ouro Preto começou a ser gestado em uma reunião do Sebrae, em 2018, que reuniu vários empresários do setor do turismo e da cultura da cidade.
“Nessa reunião foi pedido que fosse incluído no calendário sazonal da cidade um evento de final de ano porque a cidade carecia do equilíbrio econômico nesse período. Agora teremos essa data que é uma das festas mais bonitas do ano e teremos o pilar da sustentabilidade turística na cidade sendo concluída”.