As sirenes de emergência de uma barragem em Paracatu, Noroeste do estado, assustaram a comunidade da região de Morro Agudo na noite dessa quinta-feira (30/6). Os moradores tiveram que evacuar o local rapidamente.
Segundo a empresa Nexa, proprietária da barragem, o acionamento foi não intencional, e não há risco de acidentes.
Leia Mais
Barragem sobre Macacos deve ser desmanchada 2 anos antes do previstoVale anuncia redução da mancha de inundação em barragem de Ouro PretoGoverno autoriza ampliação de mineração onde ficava a barragem de FundãoMulher cai em cisterna e fica presa a 7 metros de profundidadeJustiça manda afastar diretoria da Fundação Dona BejaBarragem: acionamento de sirenes em Paracatu é investigadoNove propriedades estão na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem.
'Barragens seguras'
Em nota, a empresa informou que todas as suas barragens estão seguras e foram vistoriadas pelos órgãos reguladores e por uma consultoria externa especializada, que atestaram a estabilidade dos reservatórios.
"Em caso de emergência, a população local deve conhecer os pontos de encontro para se dirigir de forma autônoma, pois considera-se que não há tempo hábil para atuação da Defesa Civil”, informou a Nexa.
Morro Agudo
Segundo a empresa, a Unidade Morro Agudo é composta por uma mina subterrânea e também por uma área a céu aberto. As operações começaram em 1988. Em 2021, o Morro Agudo produziu 17 mil toneladas de zinco contido nos concentrados e seis mil toneladas de chumbo contido.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata