A onça-parda submetida a uma cirurgia nos olhos inédita em felinos do tipo em Uberaba foi transferida para o zoológico de Uberlândia. Como é um animal que passou quase todo o tempo de vida em cativeiro, Kiara não pode ser devolvida com segurança à natureza.
No zoológico do Parque do Sabiá, na cidade do Triângulo Mineiro, Kiara vai participar de programas de educação ambiental e banco genético em cativeiro, contribuindo para conservação da onça-parda em vida livre.
Inicialmente, ela passou pelo Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras), de Patos de Minas, em dezembro de 2020, com poucos dias de vida. A onça ainda estava com os olhos fechados, após ser encontrada sozinha, sem sua mãe.
Leia Mais
Vídeo: onça-preta é vista durante colheita de milho em fazenda de MinasMoradores da região onde onça foi solta temem invasões a casas e fazendasOnça-parda encontrada em escola de Nova Lima é solta na Serra GandarelaVídeo: Motoristas avistam onça-parda no Morro do ChapéuZebra do zoológico de BH morre após quadro de cólica intestinalCirurgia
Em outubro de 2021, no Hospital Veterinário de Uberaba, Kiara foi operada por uma equipe com nove médicos veterinários. Exames posteriores constataram que a capacidade visual permaneceu intacta. A recuperação durou quase seis meses.
Agora, o Zoológico Municipal de Uberlândia foi escolhido para moradia definitiva do felino. O local é um grande centro de recuperação e cuidado para animais silvestres que não possuem condição de integrar o seu habitat.
Os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise de suas condições clínicas e biológicas. Eles são acolhidos em caso de confirmação da impossibilidade de reintegração ao habitat.