Jornal Estado de Minas

GORDO E TRANQUILO

Fotógrafo do EM flagra jacaré tomando sol na Lagoa da Pampulha


Seria a mamãe jacaré? O repórter fotográfico do Estado de Minas, Jair Amaral, flagrou um jacaré tomando sol na Lagoa da Pampulha, na manhã deste sábado (2/7).

Já se sabe que a família de jacarés que vive no cartão postal de Belo Horizonte aumentou. Na quarta-feira, uma imagem de uma mãe jacaré tomando sol com 11 filhotes sobre o corpo viralizou.





Na foto de hoje, não é possível visualizar filhotes, logo, não dá para saber se o animal é ou não a nova mamãe do pedaço. Atualmente, existem cerca de 20 adultos e 11 filhotes na lagoa.

Os dados são estimativas, pois o monitoramento é feito visualmente, sem que localizadores sejam colocados diretamente nos animais – esse procedimento só pode ser feito pelo Ibama.

“Gordos e tranquilos”

Jacaré foi flagrado tomando sol na orla da lagoa (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Conhecidos como “gordos e tranquilos” desde que uma matéria do Estado de Minas viralizou nas redes sociais, os jacarés são atração de quem visita o local e tem a sorte de ver os animais. 
  
Por não promoverem ataques voluntários, os jacarés da Pampulha não são perigosos para os humanos. Contudo, a Prefeitura recomenda que os visitantes respeitem o espaço dos animais e que não tentem conter ou tocar neles. (Com informações de Leonardo Godim e Ana Laura Queiroz)