A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga mais sete suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox). Na quarta-feira (29/6), foi confirmado o primeiro caso da doença no estado.
Leia Mais
Anvisa recomenda uso de máscaras para adiar surto de varíola dos macacosVaríola dos macacos: MG deve 'evitar transmissão', diz especialista Varíola dos macacos: OMS anuncia resposta unificada contra doençaVaríola dos macacos: BH e Contagem investigam Varíola dos macacos: Minas Gerais chega a 3 casos confirmadosOs casos que estão sob investigação são de dois pacientes em Belo Horizonte, um em Varginha, um em Pará de Minas, um em Juiz de Fora e dois em Sete Lagoas. De acordo com SES-MG, nenhum deles viajou para o exterior, mas é importante lembrar que já há comprovação de transmissão local da varíola dos macacos no Brasil.
Minas Gerais é o quarto estado com pacientes com a varíola dos macacos, que já havia sido diagnosticada em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Sintomas e transmissão
Embora as lesões na pele sejam o sintoma mais reconhecível da varíola, elas não são a única forma de manifestação do vírus. A pessoa pode ter febre, inchaço nos gânglios e mal-estar antes mesmo das feridas cutâneas, que podem nem aparecer, inclusive.
Leia também: Varíola dos macacos: sintomas e prevenção
A transmissão entre pessoas pode ocorrer por contato com secreções respiratórias infectadas, lesões de pele ou com objetos e superfícies contaminadas.(Com informações de Bernardo Estillac)