Jornal Estado de Minas

SAÚDE

'Estamos revertendo a situação de um mês atrás', diz Fuad sobre COVID

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), elogiou o trabalho da Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, e as medidas tomadas nas últimas semanas para diminuir o tempo de espera nos Centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da capital.





“Centros de Saúde aberto aos fins de semana são uma medida que vem sendo muito positiva. Temos uma média de 390 consultas sendo feitas por dia em cada unidade. A luta da prefeitura é garantir atendimento para todas as pessoas”, disse Fuad. 


Segundo o prefeito, a contratação de novos médicos e a abertura de consultórios na capital foram medidas para tentar diminuir o tempo de espera para atendimento, já que no inverno as doenças respiratórias tendem a aumentar, e a procura por auxílio médico é maior.

 

“Nunca ninguém está preparado para um pico. Todas as atividades são preparadas para uma média, mas, no caso da saúde, os picos não devem ser desprezados, e essa é nossa maior preocupação”, declarou.





 

Sobre o uso de máscaras em locais fechados, Fuad Noman garantiu que a prefeitura continua monitorando diariamente os índices de transmissão da capital, mas que não foi registrada uma queda considerável desde a volta da obrigatoriedade da proteção.

 

“Temos reduções no número de mortes, mas a transmissão ainda preocupa. Estamos monitorando. Nossos especialistas acompanham hora a hora o que acontece na cidade. Nossa expectativa é de que até o final do mês esse número caia”, destacou.