Faixas etárias e grupos já convocados, em Belo Horizonte, para aplicação da vacina contra COVID-19 podem procurar os pontos de vacinação para receber o imunizante. Durante essa semana, a campanha está destinada à repescagem, incluindo o público infantil, em casos da primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose.
Para ampliar a aplicação da quarta dose, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aguarda o aval do Ministério da Saúde. Até o momento, somente pessoas acima de 40 anos podem garantir a imunização no país. Para isso, é necessário ter completado quatro meses desde o recebimento da terceira dose da vacinação.
Leia Mais
COVID-19 já matou 57 crianças menores de 10 anos em Minas COVID-19: casos estão em desaceleração em BH, diz secretáriaCOVID-19 cresce em Minas, mas vacinação em massa ameniza casosCOVID-19: vacinação segue com 4° dose e repescagem; confira locaisCOVID-19: BH ainda não tem data para vacinar 60 mil crianças de 3 e 4 anosCOVID: Mais de 10% dos vacinados com a 1ª dose não tomaram a 2ª em MGMinas registra mais de 150 mortes por COVID-19 em quatro diasSabará não tem vacinas contra COVID para crianças há mais de duas semanasAnel: 'Achei que todo mundo tinha morrido', diz avó de criança feridaMais de 103 mil casos de COVID-19 foram registrados em Minas em julhoAlém disso, pessoas com mais de cinco anos podem fazer a vacinação completa e maiores de 12 anos já podem receber a dose de reforço. A dose adicional ou quarta dose também pode ser aplicada em profissionais da saúde de 18 anos ou mais.
Documentação necessária para a vacinação
Os documentos necessários para a vacinação são um documento de identificação com foto e CPF. Adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis, ou mediante autorização. Nos casos dos profissionais da saúde, é preciso comprovar vínculo ativo com o serviço na capital ou apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de pagamento (contracheque); ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Relatório do CNES; ou
- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
Os locais de vacinação são dinâmicos e passam por alterações diariamente, não somente por questões de logística, mas também para evitar aglomeração do público. Para consultar os horários e endereços, é preciso acessar o site da PBH.
Campanha da vacinação contra gripe
Além disso, moradores da capital, a partir de seis meses podem receber a dose da vacina contra a influenza. As aplicações são feitas nos Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru (nestes locais a vacina é aplicada para adultos). Algumas drogarias, parceiras da Secretária Municipal de Saúde, também fazem a vacinação dos idosos.
A consulta dos horários de funcionamento e endereços pode ser feita no portal da PBH. Vale ressaltar que a vacina pode ser aplicada de maneira simultânea com as demais, incluindo a COVID-19, em qualquer intervalo.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.